LIDERANÇA: Folheando o último número da Sábado, reparei na crónica de António Tadeia ("AT") sobre Scolari. Reparei, principalmente, porque ele defende uma tese diferente (senão contrária) da minha, na análise da competência de Scolari. Eu penso que as qualidades de liderança, juntamente com as capacidades técnicas, são essenciais para termos um grande treinador e tão importantes como aquelas. AT considera que (pegando no seu exemplo) Carlos Queiroz é tão competente como Mourinho, Capello ou Scolari, embora perca na comparação dos respectivos feitios: falta-lhe o feitio de lider. Não concordo com tal separação de virtudes na avaliação da qualidade de um treinador porque... sem o tal feitio não há grande treinador. Mais, um mago da estratégia e da metodologia de treino sem capacidade ou carisma de líder, em igualdade de circunstâncias, nunca ganhará ao líder. Uma páginas adiante, encontro uma reportagem sobre o inacreditável Kim Jong-Il. Na linha do seu papá, presidindo aos destinos da Coreia do Norte (no nosso parlamento, há quem arrisque tratar-se de uma democracia...), o querido líder "torra" os parcos recursos do país em armas, lagostas e conhaque, sabendo-se que tem permanentemente ao seu serviço umas camaradas das "brigadas do prazer". Mais de oitenta por cento da população do país (em que se inclui a população urbana) não morre de fome devido ao auxílio de outros países, entre os quais os seus vizinhos do Sul. A exemplo de outros ditadores comunistas, a gestão do seu país é ruinosa (talvez devido às insuficiências do próprio sistema...) mas a sua capacidade de liderança é indiscutível, ou mesmo, literalmente, à prova de bala.
Não são totalmente contraditórios. A parte futebolística é séria; a parte do Kim, de facto, é um bocado non-sense mas, simultaneamente, realça que a sua capacidade de liderança lhe permite mandar no país, sem prejuízo das insuficiências "tácticas" e "de treino", i.e., sem prejuízo do péssimo desempenho económico e financeiro.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.