SÉRIE AFEGÃ (III): Mais de quatro anos e meio depois da invasão do Afeganistão, liderada pelos EUA e sob mandato da ONU, o território produz ( números de 2005) 4.161 toneladas de ópio. O resto do mundo produz apenas 459. O que é que correu mal? Em Outubro de 2003, P. Chouvy analisava, no Asian Times, o impacto da intervenção ocidental no que à produção de ópio dizia respeito. Chouvy dizia, e bem, que os anos seguintes colocariam à prova a política de erradicação do novo governo de Kabul e a eficácia da intervenção ocidental. Os taliban permitiram e taxaram a cultura da papoila até 2000, altura em que a conseguiram reduzir drasticamente no território por eles controlado ( 87% do país). Em 2001 levantam a proibição, mas depois ( Dezembro) chegam os ocidentais. Assim, é falsa a tese propalada que culpa a invasão ocidental pelo espectacular aumento da produção: a colheita de 2002, ainda da responsabilidade dos talibans, foi de 3.400 toneladas. É verdade que no único ano em que se empenharam, os taliban conseguiram um recorde : em 2001 , por efeito da proibição do ano anterior, apenas se produziram 185 toneladas. O que é que os taliban conseguiram fazer que as forças ocidentais e o presidente Karzai não têm conseguido? Nesse ano de 2001, exceptuando uma pequena zona controlada pela Aliança do Norte, os taliban conseguiram impedir a recolha da produção porque a tinham debaixo de olho: sempre taxaram as colheitas e o comércio em 2,5%, através do Zakat e da Usher: metade para os pobres, a outra metade para os mullahs e para os taliban. Depois da invasão o país desintegrou-se e os senhores da guerra embrulharam-se no negócio: controlando estradas e zonas remotas, apropriaram-se do comércio do ópio impondo taxas muito mas elevadas do que as praticadas pelo governo taliban. Estes dois factores - anarquia e chantagem - causaram, inevitavelmente, o aumento da superfície cultivada. Resta a questão da "erradicação forçada". Como já aqui foi dito, os taliban, ressurgidos, protegem hoje, em Helmand e Kandahar, os agricultores atingidos pelas intenções de Kabul e da ONU. Isto é fatal por três razões:
- Reforça politicamente o poder taliban nessas zonas. - Permite aos fanáticos obter receitas que financiam a compra de armas. - Estimula o aumento da superfície cultivada e, por inerência, da produção de ópio.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.