MAIS PAPAGAIOS: O meu amigo JPPedrosa, autarca socialista e blogger, também tentou apanhar-me com o piton esquerdo mas arrepiou caminho. O problema não é Grass ter servido nas SS aos 17 anos nem ser "um intelectual de esquerda" , como diz o Daniel Oliveira ( www.oarrastao.weblog.com). Deve-se desprezar em absoluto os seres que julgam fácil e já disse noutro post que a mim não me apanham nessa. O problema é Grass ter-se afirmado sempre como uma reserva moral da Alemanha e da Europa. Concordo com Vital Moreira ( www.causanossa.blogspot.com) quando diz que não há comparação possível entre Grass e outros alemães que viajaram, bem maduros, com o nazismo. Mas é evidente que a bonomia e compreensão com que foi recebida a sua confissão é suspeitíssima: soubesse-se hoje que um empedernido advogado da proibição total de todas as drogas tinha fumado uns charros aos 17 anos e lá tinhamos os luso-engraçadinhos do costume a entupir os jornais e os blogues com graçolas evidentes e ...moraleiras.
essa do concordo com o Vital Moreira fez-me lembrar uma história. Há uns anos, quando me encontrava a estagiar no PE, o saudoso benfiquista dr Lucas Pires, disse-me o seguinte: Sabe, para as eleições do Benfica vou apoiar o Alexandre Alves, preciso de uma incursãozita na esquerda ;)
Eheheheh...agora tenho de te dar espaço. Mais a sério: já no outro post insisti que não estava em causa nenhum julgamento da filiação de Grass nas SS. Não tens como dar a volta a isto, caro ex-estagiário .;)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.