CIVILIZAÇÃO: O que separa Portugal dos países civilizados não é a corrupção (aparentemente) reinante mas sim a forma como se lida com ela. Também há corrupção na Alemanha, na Inglaterra, na França ou nos Estados Unidos. Mas, naqueles países, quando se descobrem situações passíveis de acção criminal em regra geral as instituições funcionam e os responsáveis são castigados. Em Portugal é o que se sabe. E, se olharmos especificamente para o futebol, as transcrições das escutas telefónicas que são publicadas nos jornais são tão elucidativas que até dói. Mas, "normalmente", correspondem a processos... arquivados! Acrescendo a esta justiça de fantasia, a censura social também parece não existir o que me leva a pensar tratar-se de um fenómeno socialmente aceite e não susceptível de reprovação. Se olharmos novamente para o futebol, basta ver que os actuais protagonistas já por inúmeras vezes nos últimos vinte anos viram ser publicadas as suas conversas (supostamente) comprometedoras com árbitros. E daí?
A quem interessa o caso Guímaro, as quinhentolas pedidas ao sr. Reinaldo, as facturas das viagens do sr. Calheiros que por engano foram debitadas ao FCP? O que interessa é que o SLB jogou com o Estoril no Algarve.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.