EPITÁFIO DE UM CABO DE GUERRA ( THANK YOU MR. RUMSFELD) : Fez tudo aquilo para o qual foi contratado. Num número antigo da Foreign Affairs ( May / June 2002), Rumsfeld explicava: livrar a America de novos ataques, manter a capacidade de intervir onde for necessário, perseguir o inimigo, proteger as redes de informação. Era um civil, é um facto, e os civis são maus generais. Mas a guerra já não é o que era e os generais também não ( hoje são todos políticos) . Foi despedido como um cão danado e abandonado por aqueles que até há bem pouco tempo nele confiavam. A guerra segue dentro de momentos. Como sempre.
A América está a tentar que haja unanimidade quanto ao facto de terem de se retirar do Iraque, para tentarem abandonar o barco que não conseguem controlar. Assim saem, aquilo continua em guerra civil, mas eles saem porque é o que todos querem.
Bom, os 'cães danados' servem precisamente para fazer o que tem de ser feito e serem sacrificados a seguir. Suponho que Rumsfeld sabe isto melhor que ninguém. Prestou-se ao papel e cumpriu-o. Ainda bem. Agora vai-se embora. Não vale a pena ter pena dele. Os EUA não são uma aldeola saloia e Rumsfeld não vai para homeless. Vai, muito provavelmente, e finalmente, ganhar dinheiro e fazer coisas sem ter de estar constantemente a arranjar justificações para burros.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.