A FÓRMULA CERTA: Cerca de 15% da população procrastina. Adia, deixa para amanhã, atrasa. Sendo este sinceramente vosso um dos desgraçados, é com prazer que vos comunico a fórmula do Prof. Piers Steel, da Universidade de Calgary, um dos maiores especialistas about putting off until tomorrow. Parece que somos pouco confiantes, impulsivos, distraídos e escassamente motivados. Exacto. Assim, a maneira de calcular a utilidade de uma tarefa (U) faz-se da seguinte forma:
U= E x V/AD, sendo: E - a perspectiva pessoal de sucesso na tarefa, V - o valor atribuído à execução da tarefa, A - a urgência da tarefa, D - a predisposição da pessoa para a procrastinação.
O artigo de Steel, psicólogo até à medula, chama-se "The Nature of Procrastination: A Meta-Analytic Theoretical Review of Quintessential Self-Regulatory Failure" e podem pedi-lo ao próprio através de piers.steel@haskayne.ucalgary.ca. Hei-de lê-lo um dia destes.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.