INQUÉRITO MAR SALGADO: Periodicamente, recebemos queixas acerca do template do Mar Salgado, sobretudo em relação à legibilidade das letras brancas contra o fundo azul. Por outro lado, é um dos poucos blogues que mantém o template original. Já tivemos algumas conversas sobre o assunto, e o início do ano poderia ser uma oportunidade para mudar (Ano Novo, template novo). Gostaríamos que deixassem a vossa opinião, em comentário ou para lobosdomar2@gmail.com. Obrigado.
Conheço-vos há pouco tempo, por isso ainda não me enfadaram. Mas por acaso, já tinha comentado que o vosso blog estava aquém das vossas postagens... No final, são vocês que decidem. ;)
É um template feio e difícil de ler, mas o blogue, que já leio há muito, deixa-me tantas vezes agradada, que o template se torna irrelevante. Se quizerem mudem à vontade!
Devo ter sido a primeir(íssim)a e a "insistentíssima" a apelar à mudança (até já propus um template com fundo "mais" marinho, link incluído), mas... tiros na água!
Euh... et pourquoi pas... mudar por uns dias, lançar âncora noutros portos, talvez mais cheias viessem as redes... No mínimo, mudar a malha da rede, letra menos "escamosa", mais singela?
Quoique vous choisissez, messieurs, compagnons de mer, capitaine et matelots, on vous lira toujours! C'est promis.
Bonne Année et... par Neptune, naviguez!
(Insisto no «...Et pourquoi pas?»)
[Inês Alva, outra blogger da "antiguidade" (2003)] :0)
é verdade que o Vosso template poderia ser melhor, mas o blogue é tão bom que este defeito quase não pesa. Mas como foram solicitados, aqui então alguns conselhos deste Vosso humilde leitor:
Legibilidade: Ela não é assim tão má como alguns dizem. Por natureza, texto escuro sobre um fundo branco lê-se melhor do que o contrário. Melhorava então a legibilidade se invertessem isso e ficavam, como quase todos os blogues de texto, com letra escura num fundo claro, mas se não querem fazer isso, podem escolher uma letra que não é demasiado fininha. Atenção também ao contraste: uma letra muito clara num fundo escuro é desagradável ao olho e não compensa o ser demasiada fininha!
Em todo o caso a legibilidade melhora muito se afastem mais as linhas umas das outras. Já agora aproximava a linha «posted by...» mais ao post, de forma que a distância entre os posts fique maior do que o entre o texto e a correnspondente linha.
Estética: Acho algo entediante a omnipresença do azul, logo em cinco tonalidades. É um pouco com uma refeição de Bacalhau a Braz, em que o acompanhamento é batata cozida, batatas fritas, batatas a murro, e puré de batata, sendo a sobremesa pasteis de bacalhau. O Bacalhau a Braz sozinho sabe melhor, e o acompanhamento certo seria uma salada fresca, por exemplo. Em termos de cores: uma cor contrastante. As regras da cozinha são uma quase infalível guia para um design decente, se aplicadas em analogia. Variação, sim, mas não excessiva, uso criterioso e contido de especiarias, sabores fortes em quantidades pequenos, sabores suaves em quantidades maiores etc... Esta última regra traduz-se aqui por exemplo: Cores fortes para superfícies pequenas, cores esbatidas para superfícies grandes. Também uma receita que pezo muito é deixar algum espaço a volta das coisas, neste caso, ao lado das vossas duas colunas. (Entendo como colunas as manchas de texto). Tanto a coluna principal poderia aguentar algum espaço a esquerda e a direita, com a dos links. Hoje Vocês têm, para albergar estas duas colunas, o ecrã dividido em cinco faixas verticais. Tentam menos. Se querem separar as colunas por um outro elemento, fazem que este seja estreito, quase uma linha. Este poderia então, mas não obrigatoriamente, ter uma cor forte...
Boa sorte na operação plástica, se optarem por ela!
Mas deixam-me, no fim, repetir o que disse no início. O Mar Salgado é um Nau, e um Nau é, como se sabe, uma mulher. A mim esta dama terá sempre, com ou sem plástica, aos seus pés.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.