Vaclav Havel, numa carta a Olga ( sua mulher), enviada da prisão e datada de Maio de 1981:
Quanto mais escravo e dogmático é um indivíduo relativamente a um sistema acabado, ideológico ou de " visão do mundo ", tanto mais certo é - quando estiver em causa o nível de aplicação prática - ele começar a servir a " ordem da morte ".
Porque em alguns sítios não se alcançou o nível da "aplicação prática ", muitos iluminados não chegaram a servir a " ordem da morte " ; porque noutros sítios talvez se venha a chegar ao referido nível, é sempre bom recordar isto.
obrigado por esta citação extremamente útil para nos enquadrar o apoio entusástico do Havel ao desastre anunciado no Iraque. Um homem que resistiu a uma ditadura deveria ter tido uma visão política que lhe permitisse distinguir entre o trigo ( a democracia) e o joio ( a cultura de morte cujas consequências ninguém de bom senso e um pouco de ligação às realidades - mesmo dentro do espectro conservador establishment político norte-americano - pode hoje ignorar)
pra lutar contra a injustiça enervante de tantos pensadores dizerem o mesmo ah tanto tempo, temus a cultura do kamikaze hebraico que só com o corpo os tenta fazer compreender que não pertencem aki, nem num ano bom saddam tinha conseguido matar tanto adolescente...
Ah não era suposto o Iraque ser uma operação tranquila? bom, queres ver que afinal era este o "plano"? mas nem tudo está perdido... quanto ao petróleo, o que sei é que os preços subiram em flecha e infelizmente eu não tenho acções em nenhuma companhia dessas como o sr cheney. quanto ao maná, só agora se começam a saber das histórias deliciosas de como se fizeram fortunas na CPA. Quem quiser saber claro.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.