O DATADO E O DURADOURO EM KANT: UMA VISÃO SINGULAR: Há uns 10 anos atrás, mais coisa menos coisa, Pedro Arroja publicou uma crónica num jornal (creio que no DN) onde se insurgia contra uma malta que afirmava assistir, também aos criminosos mais brutais, a "eminente dignidade da pessoa". A certa altura, perguntava-se Arroja, escandalizado, algo como isto: "se a dignidade dos criminosos é 'eminente', como qualificar a dignidade daqueles que não cometem crimes?". Há 10 anos, Pedro Arroja escrevia, com candura, como se a ideia da universalidade da eminente dignidade da pessoa viesse de obscuras teorias criminológicas libertárias, envolvidas no bafio dos anos sessenta, e ainda professadas por aquilo a que, no mesmo texto, chamava a "escola penal de Coimbra": uma malta amiga do criminoso e inimiga da sociedade, que desvaloriza a responsabilidade individual, e outras patacoadas. Hoje, vejo que cita Kant - embora se interesse mais pelos escritos antropológicos do que pela filosofia moral. É procurar bem, também há lá umas considerações sobre a inferioridade intelectual dos negros.
Grande post. Nunca engracei com o Arroja, nem então nem agora. É capaz de dizer seja o que for só para chocar. Deu-me vontade de rir quando o Blasfémias o recebeu como uma das maiores vozes da liberdade em Portugal desde o 25 de Abril. A arrogância moral dá sempre mau resultado...
Sabendo que é adepto fervoroso da actividade piscatória na sua vertente lúdica, deixo aqui um convite ao Sr. Pedro Caeiro para visitar a ilha de S. Miguel e experimentar as trutas da Lagoa do Fogo (época de 01/05 a 31/10). Para lhe aguçar o apetite deixo igualmente convite a que visite O Catilinário (http://ocatilinario.blogspot.com)
Obviamente ambos os convites são extensíveis a outros marinheiros, designadamente ao VLX.
Deixo mensagem idêntica no post mais recente, ainda que da autoria de marinheiro diverso, não vá dar-se o caso de este já não valer ao autor leitura de comentários.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.