O destacamento português vai precisar de muita sorte no Helmand. Kandahar, Laskar-Gah e outras zonas do sudeste afegão são autênticos vespeiros neste momento. Muitos soldados britânicos tem morrido numa região onde a cultura do ópio está em alta, o que altera significativamente o campo de batalha. Vai ser difícil, pelas informações que tenho, distinguir as agro-milícias enquadradas pelos warlords dos outros grupos combatentes. E as primeiras são tão empenhadas comos os segundos.
"Muitos soldados britânicos tem morrido numa região onde a cultura do ópio está em alta, o que altera significativamente o campo de batalha." Imagino que queira dizer que os talibans por efeito do ópio estarão com a pontaria afinada? J.
Não, caro Júlio. Tenho afixado aqui na nau, ao longo dos anos, vários textos sobre a geopolítica do ópio afegão nos quais já referi o sistema de recrutamento que os warlords fazem ( incluindo a Aliança do Norte). O problema está nos erradicating crops programs, que deixam sem sustento dezenas de milhares de camponeses; estes passam a ser protegidos pelos taliban a troco de dois tipos de taxas diferentes. Como é natural, os ocidentais são vistos por uma população aramada como inimigos do seu sustento.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.