A resposta do povo, numa réstea de democracia formal, vai lançar a Venezuela numa guerra civil ou numa ditadura do proletariado ( sim, essa mesmo, basta ler os clássicos) . Chávez deu o tom: "Vocês obtiveram uma vitória de Pirro e, nestas condições, eu não a celebraria." Compreende-se: dispõe de dezenas de horas mensais na TV estatal, calou a outra, esticou a corda até onde foi possível. "Nestas condições", na linguagem da esquerda revolucionária - que respeita tanto a vontade do povo como o cão respeita a pulga - siginifica que em breve existirão outras condições.
Relembre-se igualmente um outro comentário de Chávez, no seguimento do que já havia pronunciado, em 1992, aquando da sua primeira tentativa de golpe de estado: "Por agora não ganhámos". Dias tristes e sombrios se esperam na Venezuela. Cumprimentos
Claro. E em breve o ouviremos a parafrasear, outra vez, Simón Bolívar: "...Cada dia torna-se pior o sul da América; no dia em que eu deixar o Peru ele volta a se perder: porque não há homens capazes de sustentar o Estado...".
-Só que agora existe legitimidade por parte do exército, assim exista força, e apoio popular, para travar eventuais tentativas de golpada do cacique marxista!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.