1) O empobrecimento da classe média-baixa é um assunto infinitamente mais importante do que o "regresso do fascismo". Às pessoas que estão a cortar no quase-essencial ( pequenos prazeres, consultas médicas, sapatos decentes) interessa pouco a lista de restaurantes onde se pode fumar; às pessoas que começam a cortar no essencial ( menos carne, menos aquecimento, água no leite) não interessa rigorosamente nada se a bola de Berlim chega quente ou fria à praia do Ancão.
2) Esta gente vai remoendo, obedecendo ao princípio polar do conformismo. Mas chegará o dia em que esta gente se vai irritar e, naturalmente, decidir sem pensar. Nessa altura os pedantes pessimistas esquecerão por uns instantes as preocupações com o "regresso do fascismo" e abominarão o populismo desbragado que há-de triunfar; isto enquanto guardam as pratas clamando por lei e ordem.
Pois é. Mas repare que o dr.Menezes, goste-se ou não do estilo e das companhias (e eu não gosto) anda a dizer isto mesmo há já uns tempos. Se vai ou pode ou o deixam fazer alguma coisa, é outra história.Digo eu, mas também sou de Gaia...
"Esta gente vai remoendo, obedecendo ao princípio polar do conformismo."
Acredito que existem algures forças que longe de obedecer ao principio "polar do conformismo"; (que "voluntariamente" encerra a problemática num dispositivo de beco sem saída), pensam noutros possíveis "alternativas" que não são nem o conformismo "social-democrata", nem o "populismo fascizante" ambos gestores dum mercantilismo que aponta hoje os seus efeitos devastadores.
A crise não é material, o leite e a carne nunca estiveram tão baratos em relação ao rendimento disponível das pessoas. Essa ideia de uma crise económica é falsa. A classe média baixa passa as tardes de sábado às compras nos Centros Comerciais. Mesmo na província qualquer pequena cidade tem 2 e 3 grandes supermercados. O que falta é sentido na vidas pessoas, o desespero é mais provocado pela solidão do que pela falta de leite...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.