O direito não tem culpa que Alberto J. Jardim não tenha vergonha na cara. Um tipo que passa a vida a insultar os adversários tem a distinta lata de processar um colunista ( Daniel Oliveira). Nada muda a natureza humana e muito pouca coisa a consegue regular.
Confiança na justiça - cada vez gosto mais dos nossos juízes !! Gostava de saber se aqueles que afirmam hipocritamente que confiam na justiça portuguesa, têm perfeita consciência da roleta russa em que ela se transformou. É completamente arbitrária. E para além de ninguém controlar os juizes, eles controlam todas as vertentes da sociedade, a começar por interferir nas decisões políticas que deveriam apenas ser julgadas pelos eleitores.
Tem toda a razão. Não se pode clamar contra a justiça sem lhe entender o sentido e limites de actuação. A questão está nos excessos de AJJ no uso da sua liberdade de expressão. Na expectativa abusiva (calculada) da sua imunidade. E na ausência de um presumível pingo de ética que o fizesse, obviamente, não processar DO. Mas a sede em que este último incidente foi julgado não era a adequada para fazer o que havia a fazer: apreciar do desvio-excesso de poder / avaliar os pressupostos e alcance do estatuto de imunidade. Gostava de ver o TC a pronunciar-se. Entretanto, claro, isto pode ser ensinado como case study aos estudantes de direito, para lhes explicar porque é que, de facto, AJJ tem a lei do lado dele.:) Simples disposições adjectivas, não há nada a fazer! (?)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.