1) Cardozo fez hoje o seu melhor jogo em Portugal. Fez o que sabe - lutou, rematou, tabelou - e foi incapaz de contrariar os genes: ser malicioso, veloz e consistente. Nada mau se tivéssemos pago apenas meio jogador.
2) O Sporting está feito à imagem de Moutinho: irreverente, rápido, histérico, teatral e queixinhas.
3) Camacho acertou o timing da entrada do Luis Filipe: o minuto 92.
4) O BenficaxSporting é Oderby. Que interessa se em primeiro lugar está o FCP, o Boavista ou o Passarinhos da Ribeira? Nada.
Sendo que, na minha opinião, apenas aos avançados geniais é reservada a capacidade de fazerem mais do que empurrar a bola através da linha de golo, nem acho que o desengonçado Cardozo esteja a desiludir assim tanto. Custa-lhe mexer-se. A coordenação visual-motora é limitada. A elegância de movimentos ou no toque de bola está-lhe vedada. Mas marca. Trôpego, trapalhão, limitado mas marca. E os vinte prometidos para a primeira época de um sul americano estão quase, quase... nada mau!
Pode ser que para o ano já consiga, como um outro tipinho brasileiro meio trengo, alto e magro que por cá apareceu, cabecear para golo os frigoríficos que lhe centram para a área.
De resto, 100% de acordo: as unhas do gato de alvalade não fazem mossa e não geram nem metade da agressividade que um bom embate com os andrades.
O que me preocupa é que o Makula - mais recente descoberta do Scolari para ponta-de-lança da selecção selecional - é suplente do Cardozo. O Nuno Gomes é suplente do Makukula. E o Helder Postiga é suplente de um tipo de quem nem sequer sei o nome.
Se o Lisandro tivesse afagado o nariz do I(l)usão, se o Paulo Assunção ou Bruno Alves tivessem querido demonstrar ao Rui Costa como é que o Keanu Reeves se movimentava frente aos facínora em "Matrix" ou se o Fucile passasse perto do(e desse um encosto benigno) ao sensível Nuno Gomes (estando este á entrada, mas dentro, da grande área) e se fosse o Arbitro fosse tão tótó como o de ontem á noite, então a Morgadinha poderia ter argumentos para solicitar os serviços do CSI (aqueles de Las Vegas), do FBI (com o Fox Mulder - aquele que diz "the Truth is out there"), o team do Tom Cruise detective do "Minority Report" (para a 'acção') e os procuradores do "Law&Order" para finalmente despachar tudo o que é azul e branco para junto do Michael Scofield, em Sona, Panamá. Infelizmente, como dizia o David Bowie, "this is not America". Porém, os erros de casting dos pantomineiros do serão passado pode ter consequências benéficas - o tendeiro dos kits, desmotivado, pode descobrir a sua verdadeira vocação, e acabar como ministro do 'entertainement' (que substitui o mais monótono da 'Cultura') vista a sua aptidão para apoiar à literatura pop, ao cinema 'trash', e mais frequentemente para a 'stand-up comedy', 'vantadandose' ainda das óptimas relações com o Comendandor 'Joe', que é a unica coisa 'mais' cultural pop que assinala a primeira década do novo milénio in "the West Coast of Europe". Seria uma clara manifestação de sensibilidade e atenção aos frémitos culturais 'under way".
Que interessa se em primeiro lugar está o FCP, o Boavista ou o Passarinhos da Ribeira? Nada.
"Uma raposa morta de fome viu alguns cachos de uvas negras maduras penduradas nas grades de uma viçosa videira. Ela então usou de todos os seus dotes e artifícios para alcançá-las, mas acabou por se cansar sem, no entanto, conseguir. Por fim deu meia volta e foi-se embora desapontada e consolando-se a si mesmo e dizendo: - As uvas estão estragadas e não maduras como eu pensei. Moral da História: Para uma pessoa vaidosa é difícil reconhecer as próprias limitações, abrindo assim caminho para as desventuras."
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.