Os adeptos do FCP utilizam um argumento cândido: "não houve corrupção interna porque o clube ganhou competições internacionais". A tese de Pedroto - que foi depois burilada até à náusea por Pinto da Costa - assentava no favorecimento dos árbitros ao Benfica no tempo do Salazar. O famoso episódio do Calabote ( um tipo asseado que prolongou um jogo doze minutos para além do tempo regulamentar de forma a que o Benfica marcasse os golos que precisava para ser campeão nacional) parece dar-lhes razão. O problema que é o Benfica, nesse anos, foi duas vezes campeão europeu. Ou seja: pode-se jogar sujo em casa e ganhar limpo fora. Por que motivo utilizam este argumento que se vira contra eles? Só eles sabem.
Se o argumentario tivesse a ver só com esse cândido, rendia-lhe homenagem. Mas não, tão pouco é relevante... Aí é que reside a vantagem, se um minimo de bom-senso prevalecer. Mas no país presente, onde as mais improváveis personagens chegam a CEOs e a outros sortidos topos, tudo é possível - como justiça de 'frete', no sentido de se ter, por exemplo na Dom Quixote, editoras e revisoras de 'frete', realizadores de cinema de 'frete', pasquins desportivos da capital cujas primeiras páginas são 'fretes', ou jornais de 'fretes' que se publicam, por exemplo, aos Sábados, isto tudo com pneumáticos filantropos asustentarem muito 'freteiro' ! É que o espiríto de 'frete' tem muita força! Que os digam os adeptos do SLB esta época ao assistirem aos desempenho desportivos do ajuntamento do Rui Costa e mais dez!
As voltas que vocês dão ao texto para virem sempre falar dessas conquistas de há 40 atrás nunca deixarão de me surpreender. Isso não vos dá dor de cabeça?
Filipe, vocês levam a discussão futebolística a um pormenor e detalhe que me obrigaram a ir ali a um alfarrabista famoso adquirir uns almanaques da época. Percebi da sua leitura que já na altura vocês nem com jogo sujo ganhavam. Esse episódio do Calabote é da década de 50 e, mesmo assim, o Futebol Clube do Porto ganhou o campeonato (vocês só atrasaram as comemorações, coisa que agora nem isso conseguem...). Ora não foi na década de 50 que ganharam as competições internacionais (foi há muito tempo mas nem tanto!). Isso aconteceu apenas em 1961 e 1962 (há 47 e 46 anos, respectivamente).
É clara a contradição. Mas portistas como o VLX voltam à carga e dão voltas (eles sim) pois não têm argumentos.
Mas o FNV quer mais argumentos cândidos?
Olhe:
- Casos de corrupção ocorrem em jogos onde o clube corruptor não ganha os jogos e/ou quando no respectivo campeonato já não precisa de ajudas (ver Boavista e FCP). “Vejam, vejam, no jogo que vocês acusam, nós até nem ganhámos…”. Cândido.
- Curioso que: O futebol seja a única actividade onde não se pratiquem contratos de longo prazo…para prestações de serviços POSTERIORES AO MOMENTO DA COMPRA.
Outro facto extremamente caricato: o clube corruptor é ameaçado com uma sanção que na prática não sanciona absolutamente nada. 6pontos neste campeonato: delicioso.
Menos hipocrisia e pequenez tiveram o Rui Moreira e o Miguel Guedes, quando pediram que o FCP não desista de provar a sua "inocência".
Mas infelizmente, minutos depois voltou a candura: "Não vejo mal que um árbitro tenha visitado Pinto da Costa dias antes de um jogo, provavelmente em companhia de um amigo". Genial. As merdas que a mentalidade corrupta vai buscar. Que nojo.
Finalmente, acho piada quando dizem ao mesmo tempo que são inocentes mas depois dizem que "o Benfica faz o mesmo e ninguém diz nada". Eu sou benfiquista e conheço muitos benfiquistas, e a maioria deles quer que o Benfica seja punido caso se encontrassem provas de corrupção. Muito diferente destes portistas-de-Palermo, mais os seus "argumentos" de vigarista.
Este aqui, o dos detalhes (e como são eles interessantes...), não necessita de ir aos alfarrabistas para o informar que o 'Calabote' foi em 59 e o primeiro título europeu do SLB em 61, com a base da mesma equipa. Já lhe recomendo um bom alfarrabista para recuperar esse dia 'Calabote'. Ficaria surpreendido, até com o que se passou à mesma hora em Torres Vedras, onde o Porto conquistou o título.
Mas não falemos do passado, até porque o Jorge Nuno está a ser investigado por corrupção nos dias de hoje, é sempre bom lembrar...
O que não lembra ao diabo - lá está, são os detalhes, sempre os detalhes - é o conteúdo das escutas não interessar para nada. Até parece que foram inventadas. Só se discute se são válidas para aplicar justiça desportiva. Tal como não lembra ao diabo que o acto - devidamente registado, assinale-se - de corromper um árbitro só seja corrupção se ficar comprovado (?!) que o árbitro agiu com dolo no terreno de jogo. Ele há coisas fantásticas, não há?
Caro Filipe,
Pelo que se vai lendo, sendo um dia feita justiça, será menos necessário celas prisionais que camisas-de-forças.
O que os palermistas costumam esquecer é que a Juventus (esse antro de honestidade e desportivismo mundiais) foi anos a fio campeã e foi campeã europeia...e provou-se (finalmente, depois de mudanças na estrutura directiva da lega italiana) que corrompia metade dos árbitros.
Genial, não? Afinal o argumento palermo-mstiano, segundo o qual o FCP não precisava de corromper para ser o melhor provando isso mesmo na Europa, não pega.
Querido Vasco, 59 para 61, não foi campeão mas o calabote existiu: percebeste tudo e compreendo o teu desconforto com o tal argumento a que aludo. Mas é a vida;))))
Li estes comentários e ri até às lágrimas. Espero que o FCP seja punido todos os anos com, pelo menos, dez pontos. Vai dar mais luta e vai saber ainda melhor.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.