ELES CRESCEM…: Cá em cima estamos longe do Rabaçal e não temos obviamente feitio para nos deitarmos a adivinhar se o seleccionador irá ou não para o nosso clube - entretemo-nos com o que temos e com o que podemos. Por isso a pequenada está já a pegar nas camisolas e nos cachecóis para a festa. Agitam as bandeiras, como todos os anos. Riem-se de tudo e de quase todos. Folheiam-se os álbuns de fotografias, para comparar... O que eles cresceram! A camisola do Deco que serviu ao mais velho, em 2003, vai maravilhosamente agora ao mais novito! O que essa camisola já festejou... só nesse ano foram três! As imagens de 2004 estão plenas de alegria (confesso não me recordar se são da comemoração do campeonato, se da Champions League). Depois houve aquela interrupçãozita de 2005 que permitiu ao presidente desse ano dizer que isso "seria o início de um novo ciclo" (como aliás se está a ver...) mas em 2006 estão igualmente fantásticos, com uns barretes engraçadíssimos, simbolizando mais um barrete enfiado aos 6.300.000. E em 2007? Que giros, todos alinhados, com dois amigos também de azul, com lenços na cabeça, prontinhos para sair para os festejos habituais. Agora em 2008, sob este céu de hoje imensamente azul e branco, eles preparam-se de novo para os festejos, com as camisolitas já curtas e apertaditas (para os festejos do próximo ano - já prometi - vêm umas novas). Foi assim em 2003, em 2004, em 2006, em 2007, em 2008. Eles crescem. Com os títulos. Como os títulos.
Já por esta altura, no ano passado e há 2 anos me lembrei que as vitórias do FCP têm uma grande vantagem: são 23.25 e não se ouve buzinar, não há barulho na rua, está tudo sossegado.
Vasco, lá vão ter de te explicar outra vez que não são 5 campeonatos *consecutivos*. É apenas um bi e um tri em 6 anos, pelo que devemos ser comedidos nos festejos. E ainda há aquele fenómeno mirabolante da tentativa não consumada de corrupção a pedido do potencial corrupto. Teoricamente possível, mas cuja verosimilhança é semelhante à probabilidade de descobrir um dodó vivo. Em suma: espera-se que nos alegremos com parcimónia.
O silêncio, o silêncio... Compreendo que quem só tenha esta alegria de dez em dez anos, aproveite bem cada oportunidade para festejar. Para nós tanta comemoração já cansa. Eu, por exemplo, já decidi que só festejo nos pentas.
Insistam, insistam na tecla. Enquanto isso lá vamos amealhando vitórias (adoro vê-los a espumar de raiva e impotência). E agora os meus votos para o que resta da época futebolística: Vitória do FCP na Taça de Portugal (na final com o SCP), Vitória do SCP na Taça UEFA e 2º lugar no Campeonato para o Vitória de Guimarães. E continuo a insistir: devemos começar os campeonatos com menos 10 pontos. Senão, qual é a piada?
Os lugares comuns dos portistas são demais! Lá está, querem sempre jogar finais e ganhar campeonatos sem ter que defrontar o "inimigo". Ontem o velho Lucílio lá ajudou a que tal aconteça. O mesmo sucederá, certamente, na meia final da taça (aquela cuja final se joga no Estádio de Oeiras), para que aquele clube incómodo dos 6 milhões e tais não apareça na festa. Porque mesmo coxo, a jogar pessimamente, pelos vistos, ainda incomoda e mete medo.
Às acusações de corrupção eles respondem que ganham titulos! À semelhança da Juventus e do Marselha! É genial se não fosse tão triste e revelador de uma pequenez de espirito idêntica aos mafiosos de palermo que por lá sobrevivem! Estão em vias de extinção! Entretanto há pessoas em negação e o que fazem é tentar atirar areia para os olhos dos outros! As escutas, as putas, chantagens e condicionamentos existem e nós já as ouvimos e vimos. Os árbitros ou pactuam com o sistema ou não chegam a a lado nenhum! Retirar 6 pontos? e pq não 3 ou 12? Qual o critério? Alguém acredita que só nestes 2 jogos ouve corrupção?
E já antevejo o ambiente "quentinho" (com esta palavra não posso deixar de me lembrar do Guarda Abel) a ser preparado para a recepção ao Benfica e aos seus adeptos que tiverem a coragem de ir ao estádio das antas daqui a 15 dias...
Já aroga, pensará o adepto portista, ainda embriagado pelos festejos:
Para esse derby, será muito pedir o Olegário Benquerença?
Que grande dor de cotovelo que por aqui vai... Se me premitem um conselho: bebam uns copos com o Chalana, o Toni e o Vilarinho que isso passa... Ah, e já agora, mudarem de presidente também é capaz de ajudar... alguém que perceba alguma coisa de futebol era capaz de dar jeito!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.