1) Em Itália, Berlusconi e a Liga Norte foram rápidos a recambiar os ciganos romenos.Veremos quanto tempo demorarão a tratar do lixo napolitano: a Camorra é mais dura de roer.
2) A África do Sul deita por terra, uma vez mais, essa peça de propaganda que jura ser geneticamente de direita o racismo e a xenofobia. Basta estudar a formação da ex-URSS para perceber que essas amabilidades, bem como o colonialismo, não têm pátria ideológica. São apenas humanas.
Evidentemente. E quem estudou um pouco de Cultura Africana pré-colonial, sabe que os descobridores, futuros negreiros e esclavagistas começaram por aproveitar os costumes autóctones, que em frequentes confrontos tribais, reduziam à escravatura as tribosvencidas. Os primeiros escravos vendidos aos brancos, certamente por ninharias, eram dessa classe. Simplesmente, os Ocidentais, com o seu faro comercial, "industrializaram" e institucionalizaram a coisa (muito necessária para os ciclos económicos do açucar, do café, do algodão). E deu-se início a mais um secular e horrendo genoídio dos muitos da História.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.