Manuela Ferreira Leite não passa para alguns de "uma mera contabilista sem cultura". Daqui decorre que pessoas cultas e inteligentes não a deveriam apoiar. Isto é mais à esquerda, e não tanto dentro do PSD, mas não deixa de ser significativo. A ideia de que um contabilista não tem glamour é deliciosa. A esquerda de óculos, cabelos grisalhos e desalinhados e leitora compulsiva de poetas malditos, despreza os políticos burgueses; abomina os contabilistas simples, um preconceito pequeno-burguês como qualquer outro. No fundo, adora o poder. De nomear. Depois, uma orfandade enternecedora. A fragilidade - histórica e estrutural - da esquerda culta e de causas obriga a uma identificação permanente com figuras intelectualmente poderosas. Não admira: foi assim que grande parte dessa esquerda se tornou cúmplice de alguns dos maiores carrascos do século XX.
Alguns dos meus melhores amigos são contabilistas, mas não lhes passa pela cabeça candidatarem-se a primeiros-ministros. Que digo eu? À MFL, no fundo, no fundo, também não!
Boa tarde FNV, desta vez estou com o João Pinto e Castro e acresecento que de os contabilistas não foram só de esquerda, o Hitler também deu emprego a muitos. Cumprimentos
Pois olhe que eu pensava que ela nem isso seria , tal a falta de jeito para as contas: ?Não foi ela que vendeu ao City Bank, por 30% do seu valor, as dívidas às Finanças? e que os governos seguintes tiveram que honrar esse contrato mesmo quando as dívidas eram incobráveis e substitui-las por outras melhorzinhas? Das duas uma. Ou a senhora não sabe fazer contas e foi enganada, ou então, se sabe, bom , o adjectivo não é bem esse... Depois, quanto à esquerda e aos carrascos essa tem piada e devia registá-la não vá esquecer-se dela. Quer uma lista de carrascos evidentemente de esquerda, ou associados? ( desculpe não ser por ordem cronológica mas para si tanto faz) - Duvalier, Pai e Filho - Stroessner - Franco - Mussolini - Idi Amin Dada - Bin Laden - Pinochet - Fulgêncio Baptista - P. Botha - Hitler - Mobutu Sese Seco - Moisés Tchombé - Kadafi - Sadam Hussein - Somosa - Salazar - O tal do Panamá, ex agente da CIA, passador de droga e agora preso nos EU - Os generais Nigerianos, os Coroneis gregos, As milicias sionistas, o regime do Sudão e da Somália, do Paquistão ( com bombas atómicas e tudo, Os generais argentinos, o actual do Iraque e do Afganistão,O Uribe da Colômbia...
Se precisar mais, não se acanhe! Mas, por favor, não misture essa figura do passado cavaquista com verdadeiros criminosos. Ela por enquanto só vendeu uns papeis... MFerrer
Gostei de ver a lista supra, que também afixaria por baixo de "carrasco". Mas,já quanto à direita e esquerda,não é tão fácil, assim. Se é certo que a esquerda é herdeira da Revolução Francesa,(mesmo com a guilhotina a funcionar profusamente), da Comuna de Paris,do Socialismo Utópico, etc e visou admiravelmente, o fim dos "pobres e oprimidos", não podemos esquecer Estalines e Maos, Gulags e "Revoluções Culturais","Berlin-mauer", "Primaveras de Praga", Hungrias, Ceaucescos, etc.
O enxerto dos ideais de esquerda em sociedades feudais e tribalistas, fora do continente europeu,deu, com frequência lugar a novas tiranias e nepotismos. Como diria o autor deste blogue :"coisas simplesmente humanas". As listas de tiranos são um tanto difíceis de colorir. Para eles nenhuma cor serve. Nem o negro.
Quanto à MFL não comento, por não me motivarem nem contabilidades,(só se fosse o do "Desassossego") nem inermes e fasciculados Partidos Conservadores.
Ainda bem que gostou. Só fascículos cejo 4: 2 Pedros, um Patinha, 1 Manuela; isto sem os "imediatos", os líderes depostos, as lebres e os comentadores.Tudo inerme q. b., como se sabe, perante a "estrutura e a conjuntura"...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.