É preciso começar cedo, Sócrates já começou há três anos. Por mais importante que seja a equipa, a imagem de Manuela Ferreira Leite será crucial. Os políticos e politólogos experientes ocupar-se-ão do programa, aqui será analisado apenas o processo de naturalização: o que MFL poderá representar, o que as pessoas vão interpretar. O antigo slogan de Miterrand ( criado por Jacques Séguéla) , aportuguesado, é um bom ponto de partida: A Força Tranquila. Tem alguns pontos fracos. A ideia de força não será exactamente o que MFL terá de mostrar, o seu trunfo principal sendo, por enquanto, uma seriedade inatacável. Explicar a necessidade de se ser sério em momentos difíceis já é um melhor caminho. É um trunfo crucial em combate se não for atraiçoado por concessões a capitães de conduta duvidosa.
Mas não chega. É preciso estabelecer a falta de seriedade do primeiro-ministro para permitir o contraste. Além disso não basta uma "imagem" de seriedade: tem que provar que é inacessível a lobbies e que os rejeita dentro do seu partido.
Uma atitude contundente a respeito do caso Siresp já seria uma boa maneira de demonstrar que não está presa aos interesses do PSD nem às manobras tácticas a favor de um possível bloco central.
Mas se nem a nossa blogosfera fala no assunto, quanto mais a Manuela Ferreira Leite. O centrão é forte e aquilo incomoda muita, muita gente.
Claro que não chega, Luís. É preciso andar mais, alargar a frente. Sobre isso do SIRESP, ainda ontem dizia a um amigo meu que ainda ( passe a repetição) não consegui perceber a coisa. Vou continuar a tentar.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.