Chegaremos todos à idade ou ao desespero de Candy, com cão ou sem cão. Assim sendo, não haverá ninguém, na esquerda festiva que anda sempre a ladrar contra o "fascismo", que tenha a coragem de dizer a Alegre que o argumento da idade - cala-te porque eu já cá andava ainda tu usavas fraldas - é o mais prepotente e autoritário de todos os argumentos?
Caro FNV, Eu, que já passei os sessenta, que sou de esquerda (no sentido que a minha vetusta idade mo permite),mas que sou e serei sempre livre examinista, postei ontem, em Aqueduto Livre, o que penso do bardo, às vezes vate, Alegre.
Quanto ao seu post, FNV,não posso estar mais de acordo: Alegre é, sempre o foi, pesporrente, "aristocrata" (não, obviamente, no sentido que os gregos emprestavam aos seus melhores, aristoi), ufano de si, egótico até arrebentar, sempre com uma corte de admiradores, quais lista de pedintes rançosos.Para se perceber Alegre, no seu melhor, é frequentá-lo na Foz do Arelho, nas suas desventuras piscatórias (ainda não o vimos nas Lotas,durante a luta dos pesacdores/armadores, a barrar os pobres dos compradores de peixe...)
O que o move, hoje? Não faço a mais das pequenas,ou grandes ideias.
Caro Zé, Até aprecio muita coisa em Alegre, e há coisas que não aprecio mas respeito. O que me parece lamentável é não haver ninguém do seu ( dele) círculo que lha chame a atenção para esse tipo de argumentos.
Sabem que mais? "Alegremo-nos" enquanto houver espaço para Alegres na vida política, goste-se ou não se goste dele. Qualquer dia não haverá um único exemplar em todo os espectro nacional! Não quer dizer que lhe reconheça apetrechos e vocação executiva. A missão dele é outra, e quanto a mim, faz falta alguém assim, capaz de reacender as utopias quando as contradições se agigantam e a realidade é demasiado pesada. Aquele discurso tem uma função ordenadora. Para além do mais encontro-lhe 3 coisas simpáticas: - defende as origens (nacional e local) - escreveu páginas inesquecíveis da poesia da resistência - tem das mais belas vozes que conheço... :) e mesmo com 70 e muitos, tem charme para dar e vender ( e se uma voz tem poder para nos fazer gostar ou detestar!) Nem tudo podem ser cromos!
Eu não concordo com o FNV. O Alegre é um "Mais Velho", na acepção africana do termo, e exige que o respeitem nessa qualidade e até ousa, vejam lá, dizer que sabe mais do que os outros por causa disso. Eu sei que por cá não se usa, que é politicamente incorrecto, etc (herança do poder dos adolescentes do Maio de 68?... é melhor não me meter por aqui...) mas mesmo na nossa sociedade a idade é um posto. E levar a mal que o Alegre puxe dos galões da idade, e chamar-lhe nomes por isso, só faz sorrir o velho, concerteza. É claro que o FNV, que é um moderno, nunca terá essa prepotência demonstrada pelo Alegre, é evidente.
Cara Teresa, É precisamente por causa desse estilo do Alegre que lhe fica mal usar o argumento prepotente da idade em vez de discutir as críticas que lhe fazem. E o Alegre não é nenhum anónimo idiota, é um gajo com tomates.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.