BAPTIZAR UMA TENDÊNCIA: As tendências internas de um partido costumam ser designadas a partir de um nome do político que as lidera (à excepção do PCP, onde também as tendências são colectivas: "os seis", a "terceira via", o "grupo dos 24", os "renovadores", etc.). Em regra, a tendência e os seus seguidores são baptizados por derivação do sobrenome: Mário Soares, António Guterres, Jorge Sampaio, Paulo Portas, Manuel Monteiro, Luis Filipe Menezes, Fernando Nogueira, etc., deram origem ao soarismo, ao guterrismo, aos sampaístas, ao portismo, aos monteiristas, nogueiristas e menezistas. Porém, esta regra sofre várias excepções. A mais notável é o "marcelismo", precisamente porque todos sabem quem é "o Marcelo" e "sousismo" (ou mesmo "souzismo") seria pobre (embora "rebelismo" não fosse inadequado). Depois, há o grupo dos duplos apelidos. No passado, a imprensa não tinha medo das tendências de nome longo, sobretudo quando cada um dos apelidos, separadamente, era pouco significativo ou podia dar azo a leituras ínvias (como sucedeu, p. ex., com o "sá carneirismo"). Hoje, os apelidos duplos não são preservados, obrigando a uma redução estética. Os "cavaquistas" não gostariam, provavelmente, de ser conhecidos como "silvistas" (demasiado próximo de "silvícolas"), e ao "barrosismo" teria repugnado, decerto, o epíteto de "durismo". "Mendista" não é brilhante, mas é claramente melhor que "marquista". Já entre "santanista" (foneticamente próximo de satanás) e "lopista" (nome por que eram conhecidos os seguidores do ditador paraguaio Solano López), venha o diabo e escolha. Na mesma linha, o Expresso vem esclarecendo repetidamente que a tendência de Manuela Ferreira Leite se chama "ferreirismo" - opção que se afigura desastrosa, pois salienta o som do ferro, quando os indecisos precisam da suavidade que o nome Leite (associado à imagem maternal) poderia emprestar. Enfim, há uma plêiade de políticos cujo nome não ajuda à criação de uma tendência. Pensemos, p. ex., em Manuel Alegre e José Lello : ser "alegrista" não deve ser cómodo e "lellismo" é embaraçoso. Os seguidores de Passos Coelho não devem dizer que são "passistas" antes de perscrutarem cuidadosamente a audiência. O nome da tendência de Rui Rio é uma incógnita absoluta. E quanto a Ângelo Correia? "Correiísmo" está fora de questão: é difícil de pronunciar e pouco marcante. Terá de ser mesmo "angelismo".
Agora estiveste bem, ó Professor!!! Sentido de oportunidade (se o Nuno Gomes fosse assim, o meu amigo não andava tão triste em matérias futebolísticas). De qq modo, isso do "ferreirismo" parece-me ser mais uma obsessão de V.Exa do que minha.
Rui Rio, pois… É um problema. … temos de recorrer aos sinónimos… - Cariocas? :) Bom, estava na onda pró-acordo ortográfico… Ou na onda “BOSSA NOVA"... "BOM CONSELHO"… (Corro atrás do tempo…Vim de não sei onde…Devagar é que não se vai longe…Eu semeio vento na minha cidade…Vou pra rua e bebo a tempestade…) - Dourismo? Bem, prestava-se à imagem “áurea” do poder, mas podia confundir-se com o Norte. Ou pior, com o FCP, o que era uma afronta ao homem e ao país:). - Regatismo? Nããão! É redutor e descamba facilmente em ‘regateirismo’ (embora este nome esteja já reservado a uma tendência boy pró-governo, alinhada com a extinção do SNS…) Desisto! Abram concursos de ideias:) Aquele homem é inglosável!
PS- Claro que estava a brincar, porque a corrente de Rui Rio não precisará de nome: - será simplesmente A tendência. Será O psd.
Obrigado a todos pelos vossos comenta'rios ("caeirismo" e' obviamente destitui'do de futuro :)). Teresa: "a corrente de Rui Rio não precisará de nome: - será simplesmente A tendência. Será O psd." E' possi'vel. Ele ha' certas formas mentais que, uma vez instaladas, nao sao faceis de substituir. E essa coisa do direito de tendencia e' uma modernice :)))
Estou a gostar muito de conhecer o teu blog. E este post era obrigatorio umcomentario: delicioso. Mas para Rui Rio não encontro a solução e curiosamente a tendencia...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.