ALEA JACTA EST: Com o final da Convenção Democrata e o anúncio da escolha de Vice-presidente de McCain, a campanha para as eleições americanas terminou o seu período de aquecimento. Os dados estão defiitivamente lançados. Serão eleições históricas - o primeiro candidato afro-americano, o primeiro Presidente que vem do Senado desde Kennedy, a primeira eleição desde 1928 que não tem um Presidente ou um Vice-Presidente em exercício como candidato. É minha convicção que o resultado das eleições será mais incerto do que muitos têm tentado transmitir (na Europa, sobretudo, há muito que se estabeleceu que Obama será o inevitável vencedor - eu aconselharia muita cautela nessas previsões). Explicarei porque assim penso, durante os próximos dias e semanas.
Em 1952 também não houve nenhum presidente ou vice-presidente a candidatar-se às eleições presidenciais norte-americanas. O que está acontecer pela primeira vez desde 1928 é que nenhum presidente ou vice-presidente foi sequer candidato às primárias por algum dos principais partidos. Em 1952, Alben Barkley, o então vice-presidente, foi candidato à nomeação pelo Partido Democrata.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.