E O ÓBVIO, NINGUÉM VÊ? E então vamos lá admitir, como hipótese académica, que este governo socialista alguma coisa de bom tivesse realmente feito pela educação e ensino. Pronto. Mas alguém acredita que em apenas três anos este governo tivesse delineado a estratégia miraculosa, a tivesse implementado e tivesse ficado em condições de recolher os seus frutos? É tudo cosmética...
Companheiro Vasco, o seu texto, mais uma vez, está impregnado de má fé. Admitindo, como você admite, ainda que por hipótese meramente circunstancial, que este governo iniciou algo de importante no sector da educação, a sua conclusão devia ser, de boa fé, claro está, que os resultados só podem ser aferidos num futuro mais distante e não que são apenas medidas cosméticas. A seriedade dos seus textos estão ao nível da minha capacidade para fazer substiuições.
E que tal de se deixar de trocadilhos baratos ir vir uma escola? das novas, homem! Ir ver como o ambiente de trabalho está mudado! Ir ver os professores muito mais empemnhados no êxito dos alunos! Ir ver a realidade pode até ser uma terapia... E prepare-se para o que aí vem: Vamos ter os melhores equipamentos em todoas as 330 Escolas Secundárias do País! E os novos Centros Escolares? Já foi ver algum? Já foi ver as novas bibliotecas? Não foi, não é?! Ainda pensa que está tratar com um daqueles governos que anunciavam medidas e que nunca as implementaram? Engano seu! Com este Governo e com este Ministério da Educação TUDO quanto foi prometido está executado ou em fase de implementação. De facto é como desconfia, já cá andam os enviados d emuitos países, europeus inclusivé, a estudarem a implementação destas medidas lá nos países deles. Vc adivinhou! Se quer uma lista das tais medias, eu faço-a com muito gosto. A sua crítica ao nível da fé, ao nível do que acredita e no que não acredita ser possível, não resiste ao confronto com a realidade. Um dia dir-se-á que há um antes e um depois do Governo Sócrates , em muitas coisas, e em especial na Educação. Ele é desde as refeições para todos, os novos equipamentos, a colocação dos profs, a obrigatoriedade das aulas, as aulas de substituição, o inglês no 1º ciclo, as aulas de apoio, o efectivo apoio aos deficientes, ele foi o centrar a Escola nos alunos, ele foi a inclusão da escola nas comunidades... MFerrer
Abençoado MFerrer,que pena não o termos a 1ºMinistro,ministro da Economia e,já agora,seleccionador nacional de todas as modalidades...:-)) !! Não se zangue,homem,cada um vê como e o que quer.Democracia é assim.
P.S.- para o FNV,pois "machademos" : OCASO
Era un suspiro lánguido y sonoro la voz del mar aquella tarde... El día, no queriendo morir, con garras de oro de los acantilados se prendía.
Pero su seno el mar alzó potente, y el sol, al fin, como en soberbio lecho, hundió en las olas la dorada frente, en una brasa cárdena deshecho.
Para mi pobre cuerpo dolorido, para mi triste alma lacerada, para mi yerto corazón herido,
para mi amarga vida fatigada... ¡el mar amado, el mar apetecido, el mar, el mar y no pensar en nada!...
Ó Queiroz! quem andou já a festejar "os resultados" foi o seu Sócrates e a Ministra da Educação (aliás, foi quase o governo todo por entre dezenas de escolas mas fico-me por estes dois). Da próxima vez que opinar sobre seriedade e má fé pense nesses dois. E se tiver alguém por perto que lhe explique bem o post, pode ser que perceba que cosmética se referia aos supostos resultados positivos que o governo anda a festejar.
Caro Ferrer, Não percebi se está a gozar. Se está a sério parece daqueles comunistas adoradores de Estaline. Com que então o paraíso na Terra...
Caro Fernando, Nunca vc escreveu com tamanha propriedade. Raras vezes terá feito mouche logo à primeira. Tem toda a razão. Foi isso mesmo que lhe pedi. Vá ver, homem de Deus! Não acredite no que eu digo que posso estar a enganá-lo! Vá ver uma escola pública e perceberá do que falo. Quer uma lista? E deixe de me querer ver metido em problemas, a tratar de cegos e a amparar aquilo que ameaça ruir. Vou, no entanto, dar-lhe um motivo para pensar: Conhece a faculdade de Arquitectura do Porto? A quela que tem reputação internacional? A que está trabalhar na recuperação de TODAS as Escolas Secundárias do País, as tais 330 de que fala a Ministra? Conhece esse bando de vendidos? esses propagandistas ? Veja lá no que agora deram! Em ir arranjar as 330 E.Secundárias mais antigas no País inteiro. Coisa para mil milhões de euros. Já é preciso a Ministra e o Sócrates terem o desplante de usarem o nome prestigiado da FAP para poderem dizer que este é o governo que investe em Educação, que recupera edifícios abandonados há muito, e que investe nas pessoas. Claro, é tudo propaganda e sou eu que invento de noite estas coisas... Cumprimentos MFerrer PS- Já pensou na cara com que vai ficar quando tiver que mesmo que ver que estava completamente enganado e, isso sim, a fazer de tamborzinho da reacção?
VLX, Lá está vc a dar ares de entendido sobre comunistas. Deixe-se disso. A questão é apenas uma: Vc faz confusão entre o que diz ser o paraíso na terra, e o cumprimento de um programa eleitoral. Sabe, o Ministério não dá notas, nem as tira, sabe, o Ministério também não dá aulas de substituição. Ou outra coisa das muitas que foram DE FACTO levadas à prática. Isso que é que tem de comunismo? Não andará a ver coisas? Agora vc vê comunistas em quem apoia este governo e este Ministério da Educação? Vc tem estado emigrado? Também não ouve todas as noites os insultos e a confusão do PCP-Zero/FENPROF/CGTP? E eu com isso? Pode de facto acusar-me de pensar por mim, já faz tempo! e de não ir em cantigas: Vou ver , informo-me e, se gosto, aplaudo! Simples e claro. E deste Ministério é difícil não gostar. Vc não gosta e eu digo apenas que se informe melhor, não o chamo de fascista ou de racista ou de outra coisa qq. O que reafirmo é que na Escola Pública Portuguesa ocorre actualmente uma verdadeira revolução a todos os níveis. Mas o principal é nas mentalidades e nos objectivos. Uma pergunta? O que é que vc sabe do que se passa hoje, este ano lectivo, numa sala de aula do 1º ciclo? A minha pergunta é apenas uma formalidade. Vc sabe NADA! e quer assim continuar. Problema seu! Uma informação, para lhe aguçar o engenho, que a arte, essa, eu não serei capaz: Hoje em dia há já muitas escolas básicas do 1º ciclo que estão a uasar os mais avançados métodos pedagógicos com os alunos de 6, 7 e 8 anos a traçarem, eles próprios, um projecto de trabalho e a executá-lo apenas entre elas,sem intervenção do professor. Claro, vc não sabia! Mas homem, vá ver! Só depende de si! Vc anda a ver tudo a preto e branco: Ou a é bandalheira e o deixa andar, ou é o Paraíso na Terra! Olhe que há outros cambiantes...para além do branco e preto. Cumps MFerrer
companheiro Vasco, sendo assim, vc admite que as medidas são adquadas, podem dar bons resultados, mas que fazê-lo agora é que não, é isso ? Então porque é que não disse nada homem, é que com vc tem que se estar sempre de pé atrás, habituei-me a vê-lo substituir muitas vezes Hugo Almeida por João Moutinho com adversários calmeirões.
Caro Queiroz, Compreenderá certamente que eu não tenha tempo para tratar num só dia de duas pessoas com problemas de interpretação e maus fígados. Uma vez que lhe dou já muita atenção, perdoar-me-á que trate agora apenas do Ferrer.
Caro Ferrer, então afinal não estava a gozar qundo falava de uma era pré e pós socrática. Que beleza! É realmente tal e qual os comunistas, Estaline e o paraíso na Terra que era a URSS. Percebeu agora a imagem do comunismo?
Fiquei a perceber que quem não percebe nada de escolas, nomeadamente públicas, é você. Não conhece o ambiente que se vive nessas escolas nem nas suas imediações. Mais: não faz a mais pequena ideia da distância que, em geral, separa uma escola pública de uma privada. Você deve conhecer apenas aquelas escolas-modelo que os ministros utilizam para mostrar às televisões e isso é muito pouco.
E quanto aos métodos pedagógicos super modernos para crianças de 6 a 8 anos estarem sem professor é coisa que não me adianta nada, deve ser por aí que se esvai o dinheiro do ministério. Por aí e com experiências semelhantes.
Quanto ao cerne da questão, é cosmética e volto a repeti-lo: o facto de ter aparecido uma subida brutal nas notas não advém de esforço do governo na melhoria do ensino, primeiro, nem, mesmo admitindo por hipótese que esse esforço era válido, havia tempo em três anos para semelhantes resultados.
E se diz que vai ver e aprender e sei lá que mais para aplaudir, limite-se mas é a constatar que muitos dos exames (ou provas de aferição ou que raio lhes resolveram chamar) deste ano eram tão fáceis que crianças dos ciclos inferiores as faziam com uma perna às costas. As estatísticas ficam uma beleza, os alunos passam todos, lá ganhar sabedoria...
se quiser até deixo de comentar os seus textos, é só dizer. Vc é tão perspicaz que nem percebe que ao comentar os seus textos é um sinal de consideração e não o contrário. Olhe, não se preocupe, também percebo muito de futebol, mas não sei ler um jogo.
são mais os problemas que as soluções no nosso ensino.
fecham-se escolas, empurram-se professores para o desemprego, até descobrimos na TV uma menina, a primeira portuguesa a frequentar o ensino básico espanhol!
poderia dar tantos exemplos práticos, da má política educativa, mas para quê?
Caro Luís eme, repare que muitas das nossas crianças já têm de ir nascer a Espanha, terem de ir também para lá para estudar... ;-))
Queiroz, acertei-lhe? Olha que vidrinho me saiu... Você posta comentários do mais desagradável que encontra no seu léxico, alguns insultuosos, na sua maioria a tratar de bugalhos quando se fala de alhos, e quer que o autor tenha o seu tempo livre para discutir o que a si lhe apetece? Eu gostava de ter mas não tenho esse tempo todo. Olhe, tenho colégios para pagar. Os meus, os públicos, a paparoca dessa malta toda que anda a coçar a barriga à sobra do rendimento mínimo e, para o todo o tempo que o vejo pelos blogues, imagino que ainda lhe caiba a si alguma coisinha da minha falta de tempo. Sempre a considerá-lo,
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