Já foi presidente da CML, já deixou de ser, já voltou a ser e já voltou a deixar de ser. Agora é outra vez candidato. Para além de Pedro Santana Lopes,o PSD não tem nenhuma proposta diferente para Lisboa. A Distrital decidiu comer os ossos. Tenho dito aqui que o consulado de Manuela Ferreira Leite pode ser de uma utilidade excepcional para o regresso à política. Distanciou-se da agenda mediática, tem ignorado os wonks, os spins de serviço e as agências de sabões, não cede aos hoplitas regionais. É disto que se trata e não de vencer eleições. Se MFL rompesse com a distrital de Lisboa - vetando PSL ou assumindo o desagrado por tal escolha - daria mais um contributo para o restauro do partido. Perderia ainda mais sindicatos de votos e provocaria tumultos vários, sem dúvida. Rasgava e cortava a direito. O partido, mais tarde, beneficiaria dos frutos desse restauro. Dizia Clausewitz que é necessário muito mais força moral na decisão estratégica do que na decisão táctica. Enquanto que na decisão táctica o chefe está sob a pressão dos acontecimentos e perigos vários, e por isso o medo é suprimido, na decisão estratégica tudo é lenta e devidamente ponderado: a possibilidade de paralisia e a fraqueza das convicções são mais evidentes. Clausewitz tem razão: é na decisão estratégica que se joga o estofo da liderança.
Também há a possibilidade do PSD não permitir visões estratégicas. Ou melhor: se calhar a estratégia de longo prazo é pensar noutro partido. Resta saber se Portugal é um país susceptível desse tipo de visões...
Ufa, já estou mais descansado... eu também tenho muita força moral na decisão estratégica (construir uma equipa, restruturar as selecções, acabar com lugares marcados e assim) ainda não acertei foi em nada
Como foi sublinhado: "é na decisão estratégica que se joga o estofo da liderança."
e o que me parece é que esta aceitação de PSL para Lisboa foi uma decisão estrategica.
Prevendo de ante-mão que dificilmente ganharia Lisboa, a decisão tomada traz duas vantagens de long alcance :
1 - Evita a escolha de um qualquer candidato valido, que poderia ser derrotado.
2 - Esta pareceme a unica forma de "enterrar" definitivamente o "fantasma PSL", pois o mesmo perdendo terá que inevitavelmente deixar de "andar por ai".
P.S - o unico risco é: "e se ele ganha???" ... facto que me parece actualmente uma impossibilidade!!
Delfux: claro que há a hipótese do enterro florido: anular o homem e etc. Duas objecções: 1) Se PSL ganhar, ganha apesar do PSD institucional e de MFL; se perder, perde o PSD 2)A estratégia de restaurar um partido não passa pela anulação de figuras. Isso é táctica, e pontual.
João: já terá estado mais longe essa possibilidade...
JP: e o comboio para Vigo, o dos percebes, como vai?
PS: não te cansas dessas cenas dos heterónimos?É vingança antiga ainda?
Bom dia FNV e ainda bem que o "Leopardo" está de volta. Fazia falat. Quanto a MFL esperemos para ver mas que está a ficar encurralada lá isso está. E será que a Sra. Dra. leu Clausewitz ? Cumprimentos
P.S. : espero que mantenha a promessa dos fins de semana "desportivos"
O PSL não anda "por aí" sózinho.Evidente que tem apoios.Até porque tem muito mais a ver com o "povo" PPD-PSD, que Manelas, Pachecos e outros nomes da actual facção liderante.O povo do PPD/PSD é, na maioria, o pequeno comerciante,o funcionário subalterno, as dondocas e cabeleireiras que lêem a imprensa do croquete, os novos-ricos que andaram na pá e pica, mas se esforçam por esconder o facto, licenciados e quadros oportunistas pro- eclesia e pro outras coisas e por aí fora.
O PSD é com raras excepções e muitas confirmações(Jardim, Menezes, Carmona, o sr. Isaltino, etc) o genuíno Portugal.
Neste país não são as elites estrategas, agarradas a miragens do passado que ganham, mas sim uma maioria acrítica e videirinha, que se revê em palavreado fácil, vazio e imediatista.
Esquecia-me dos famigerados "pequienos empresários",que usam muito ser PSD e têm fabriquetas de vão de escada, onde exploram outros tugas ainda mais pobres do que eles. Quiseram ser patrões à força, emgrampam nos impostos e na Segurança Social e têm normalmente um "básico" tosco. Dão-se bem com os fiscais,os vereadores, os presidentes da junta, os gnr do sítio e elegem Isaltinos, Avelinos e até Fatinhas. e fazem, manifs à "leitão de anadia", para garantir arranjinhos locais. A trafulhice e a desonestidade campeia, neste país, desde os taludos aois pequenos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.