Enquanto há vida há esperança? A esperança é uma coisa nefasta e desnecessária. Aceitarmos que cada dia se fecha em si mesmo, que cada dia completa um ciclo, exclui a esperança. Esperar por um dia melhor significa desprezarmos o dia de hoje, o dia em que vivemos; significa desprezar a única prova de vida que possuímos. A esperança mata a lucidez e é por muito esperarmos que vivemos vidas de escravos. E para os desesperados, perguntam vocês, não será cruel não esperarem? Esses, por definição, já não esperam nada. São a raça de ouro.
" Esperar por um dia melhor significa desprezarmos o dia de hoje". E por isso, se desperdiçam muitas vidas. A apologia radical do "carpe diem" pode ser um pouco tonta mas garante o tempo presente aquele que já não volta.
É um post estoico que esquece (cronologicamente coerente) o cristianismo. A esperança "spes" não é "estar à espera de" que é a brincadeira deste post. Joana
Claro que não, mas é o seu sentido actual e assim as pessoas percebem. Quanto às ligações do estoicismo com o cristianismo, isso é uma outra ( longa) história.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.