"Amor e Ódio", a versão impressa ( revista e aumentada) da série Odi et Amo, edição da Quetzal. Foram os leitores do Mar Salgado que fizeram a série (o livro envolveu outros factores), por isso aqui fica o meu agradecimento. O leopardo é manhoso mas não é ingrato.
"ODI ET AMO (LVIII): Ser duro com as crianças é uma doçura. Não falo da pior dureza: o desinteresse, o enfado, a superprotecção ou o caos. Falo de outra, da que liberta. Regras simples e duras (como com os cachorros) delimitam o território e esclarecem os papéis. Não é suposto o cão morder o dono, não devia ser tão frequente os meninos mandarem os papás à outra parte. O respeito por essas regras é o respeito pela nossa função. Isto as crianças percebem bem quando sentem que os pais não se tentam livrar delas na primeira oportunidade. Uma mãe que é inflexível com os modos à mesa mas que brinca com a criança depois de chegar a casa estafada cria um laço para a vida. Tal como os animais não devem dormir na nossa cama, também as crianças devem ser duramente expulsas da relação dos adultos. Isto significa que não há nada melhor do que adormecer com um bebé, mas que quando ele cresce devemos abster-nos de discutir - com aquela amargura com que os casais discutem - à sua frente. As regras são para todos ou não são para nenhum." posted by FNV on 10:51 AM # http://marsalgado.blogspot.com
Foi com este post que me rendi em definitivo à escrita do leopardo, apesar de o saber “ Vermelho” (e não encarnado) com acidez excessiva à minha cor azul. A palavra enxuta, o adjectivo justo e a dose de violência adequada são marcas impressivas da escrita do leopardo. Imperdível, portanto.
Sinceros parabéns e desejos que o livro seja um sucesso, FNV. Lá terei que ir a Lisboa comprá-lo que aqui por Estremoz e Arraiolos..os supermercados ainda não vendem estses livros e as livrarias ( que são poucas ) também não. Um abraço
António, Ir a Lisboa tem os seus encantos, mas na impossibilidade ou por comodidade, e sem querer fazer publicidade, o meu, tal como o "Educação..." chegará assim:
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.