Desconfio imenso de duas classes: da dos psicólogos e da dos econonistas. Mas quando estes fazem um enorme esforço para esconder os sonhos marxistas-taboritas a diversão é garantida. Reparem:
- Louçã: É preciso aumentar o salários. - Judite de Sousa: Mas como? Se as empresas estão em graves dificuldades como o senhor acabou de dizer... - Louçã: Estão assim porque não há quem compre.
Caro FNV, Os econonistas, tal como alguns economistas :), aprendem muito cedo o case study do Ford T. O Sr. Ford sabia que para o seu carro ser um sucesso era fundamental que os trabalhadores que o faziam o pudessem comprar. Por isso lhes pagava bons salários. O T foi um sucesso. Da mesma forma parece ser pacífico que se os cidadãos de um país não puderem pagar a vida nesse país, as suas empresas não terão, na sua maioria, futuro. A teoria do Louçã, por estranho que lhe possa parecer, faz o maior sentido em termos económicos. Só não faz para aquela malta que gosta de falar de economia sem saber o que diz, que enche a boca com inflação e produtividade, mas não percebe os mais básicos mecanismos da economia real.
Prezado FNV, lá que desconfie dos economistas ainda vá que não vá. Louçã é exímio exemplar para essa desconfiança... Agora, dos psicólogos, essa classe preparadíssima, com excelentes oportunidades de trabalho e gente competentíssima a formá-la, isso é que não! Ainda para mais, agora, «habemus ordo»! Saudações cordiais.
Fico muito descansado: aumentam-se os salários e as empresas já têm a quem a vender. Um detalhe: se as empresas estão com a corda na garganta aonde vão elas buscar o guito?
Mas se as empresas estão com a corda na garganta, FNV, então não percebo de onde vêm os Série 5 das Administrações, as estadias em hoteis de 5 estrelas, as jantaradas, os salários milionários dos administradores dos bancos, os salários obscenos das administrações da EDP e PT, os lucros mirabolantes da GALP, os lucros de milhões dos bancos mesmo em tempo de crise. As empresas estão com a corda na garganta? Ou será que o dinheiro é mal distribuído e mal gasto na maioria das empresas?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.