Todas as famílias têm um, está cientificamente provado. Está sempre a queixar-se e a refilar com tudo. Tudo faz de má cara: esperneia e arrasta-se, de mãos fundas nos bolsos, pontapeando o chão e fazendo poeira. Julga-se constantemente certo, e errados os outros. Não cumpre os mínimos nem se esforça por isso mas imagina-se invariavelmente com direito a tudo e que tudo lhe é devido, a ele sempre primeiro. Chama sobre si todas as atenções, chora, amua, queixa-se às mais altas instâncias e insurge-se com todos os outros, que considera inferiores. Barafusta, estrebucha, sente-se sempre injustiçado e desfia queixumes. Faz tanto barulho que os menos avisados até pensam que tem razão e muitos o apoiam e defendem, mesmo quando joga sob protesto. Esquecendo-se de que, do outro lado, no chamado berço da pátria, a 350 quilómetros, estavam sossegados e sem lamentos uns quantos vimaranenses que não sabiam sequer se iriam jogar e que tiveram ainda de, à pressa, ir comprar bilhetes na carreira para se deslocarem a casa do refilão. Mas a isso ninguém liga, só se liga ao refilão.
E temos ainda o malcriado, que é aquele que na Flash Interview, quando não aprecia as perguntas do jornalista, vai-se embora e deixa-o a falar sozinho.
...e como as familias portuguesas são geralmente grandes, ainda temos não um mas varios, que pudemos chamar de :
- SONSO MORALISTA.
Que se apresenta sempre numa capa de "impoluto", reclamando justiça, geralmente para os outros (SONSO), aparentando-se um paladinho dos fracos e oprimidos...
...mas que quando a injustiça lhe dá jeito, assobia para o ar...e finge nem ver...chegando mesmo a dizer por vezes:
"Então mas eu sempre tenho sido o SONSO MORALISTA, não teem nada a apontar-me...não posso e ver tudo nem estar em todo a lado a defender a moralidade e justiça..."
...no entanto, apenas simula não ver o que lhe dá mais jeito !!!
P.S - ...estes geralmente teem uam fotografia do "Pápa" na mesinha de cabeceira !!! ...é verdade já quase me esquecia, costumam tambem apresentar uma aureola de anjo no cimo da cabeça! ,o)
O que acontece é que estes refilões têm personalidade e chegam na maior parte das vezes ao topo. Fazem valor os seus direitos e com isso beneficiam não só eles próprios mas também terceiros. Normalmente são estes que educam os pais e abrem caminho aos outros que por falta de coragem ficam parados, estáticos a remoer as injustiças em silêncio... Viva o Benfica!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.