O CAA tem razão (embore eu conte 5 pontos e não 7 de diferença). Nesse ponto todas sondagens estão bastante concordantes. O panorama não é propriamente solarengo. Mas há esperança.
Os meus 2 cents:
- O problema não tem muito que ver com a Líder. Olhando para trás, as quedas não coincidem no tempo com nenhum evento associado de imediato à sua actuação na direcção do PSD. A queda nas sondagens dá-se nitidamente em meados de Setembro/ Outubro. Será do caso BPN? A crise económica- Queda do Lehman...?
- E porque não uma limpeza ao nível dos princípios "à Marques Guedes" no partido, um distânciamento aos white collars (deixem lá o escurinho dos freeport para os outros), uma arrumação no partido tipo PS (que deixa só o Alegre como excepção que confirma a regra da militarização do partido), uma directa acessibilidade da líder ao povo - aquela incursão com os camionistas, fez-lhe milagres, e gostei de vê-la a apoiar o incidente pinócrates. Já para não falar no meu "fétiche" em ver a Ferreira Leite no Fátima Lopes a cativar o gineceu luso a dar umas noções de economia doméstica (ouvi dizer que a Livni está a fazer o mesmo com as israelitas). Isto não é mudar a imagem de MFL (nisso MFL tem o necessário), como por aí se sentencia, é mudar de estratégia.
- Há espaço de manobra (21 % indecisos, segundo a Eurosondagem, mais de 40% de abstenção declarada nas outras todas).
Helena
PS: não frequento cabeleireiros na reboleira, logo espero que não me acusem de plágio...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.