Um dos maiores problemas de que padecem os escritores prende-se com os títulos. O problema do escritor com os títulos não é exactamente igual ao problema que os adeptos do Sporting e do Benfica têm, também com os títulos. Ou seja: não é um problema de falta de títulos mas sim de títulos a mais. Bem vistas as coisas, o problema do escritor com os títulos é semelhante ao do Futebol Clube do Porto e seus adeptos. Pelo menos - confesso a fraqueza - no meu caso concreto (embora não seja escritor nem nada que se lhes pareça).
Começado o jogo de hoje, estava aqui a alinhavar umas linhas simpáticas de entusiasmo quando os golos se começaram a suceder. Fui alterando o texto e ele estava até amoroso - a sério!, principalmente a partir da infelicidade do terceiro golo – quando tive de começar a apagar repetidamente o título do post. O post estava querido mas era impossível não colocar alguma ironia no título – só que eu tinha de estar sempre a alterá-lo! Assim de memória eram coisas como “Força, Sporting: salva a honra!” Mal acabei de escrever estes caracteres e já tinha de ser “Sporting evita derrota igual à da primeira-mão e consegue não perder por 5!” Pouco depois estava obrigado a um “Sporting segura diferença da primeira-mão!”. Mal tinha guardado o texto e já alterava o título para “Muda aos 5, acaba aos 10?”. Não tinha acabado o cigarro e já ouvia Zeca Afonso a gritar-me novo título “Venham mais 5…” – eu confesso que nem conseguia escrever o post, sempre a ter de alterar o título do mesmo! As lembranças sucediam-se como golos: “Sporting – estranha obsessão infantil por Enid Blyton: os Cinco em Alvalade e os Sete em Munique!”, “Sporting poupado na Champions: à dúzia é mais barato!”
Para título do post que queria simpático acabei por desportivamente me decidir por uma afirmação isenta de Derlei, nas suas declarações proferidas logo no final do jogo: “os golos foram acontecendo, foi natural...”
Mas – que raiva! – o texto amoroso do post já não jogava minimamente nem com a realidade nem com o título!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.