Depois do engenheiro Sócrates ter mandado construir mais estádios do que a UEFA queria, para o EURO-2004, e depois de metade desses estádios terem estado estes anos todos às moscas, eis que avançamos. Como a FIFA exige estádios com capacidade para mais de 40.000 espectadores, vamos candidatar-nos a mais um torneio ( Mundial?) e aumentar a capacidade dos elefantes brancos. E, quiçá, caçar mais alguns. Isto sim, isto difere muito da mesquinhez tacanha, sem mundo, da drª Manuela Ferreira Leite.
Aquilo que afirma é falso. Para a candidatura ao Euro 2004 o número minimo de estádios a apresentar para a formalização da candidatura à organização era de dez estádios. Era esse o número minimo exigido no caderno de encargos da Uefa. Mais ainda, as outras candidaturas concorrentes, Austria-Hungria e Espanha apresentaram respectivamente 12 e 15 estádios para a mesma organização. Estes estádios seriam posteriormente alugados pela UEFA para a realização do Europeu. Pode conferir esta informação aqui: http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2005/audit-dgtc-rel037-2005-2s-v1.pdf
Discutir o número de estádios (entre oito a dez...) é irrelevante e inconsequente. Mais. Dizer que foi Sócrates quem "mandou construir os estádios" é um erro. Semântica e historicamente. Dá jeito para construir e acentuar o seu suposto ponto de vista mas não é por isso que deixa de ser um erro. Se existem responsabilidades (positivas e negativas) em todo o processo de candidatura e organização do Euro essas são do governo chefiado por António Guterres. Que José Sócrates dele fazia parte já sabemos, mas não é sua responsabilidade una e pessoal. Mais. Nada me move em defesa do actual Primeiro-ministro. Tenho uma clara posição sobre a sua governação nestes últimos quatro anos, e é negativa no que diz respeito a inúmeras decisões politicas e mais ainda sobre a sua conduta ética e profissional. Mas este parece-me nitidamente um tiro ao lado do FNV.
Agora já é irrelevante o número de estádios exigido pela UEFA? Não era e continua a não ser. E lembro-me muito bem do papel desempenhado pela dupla Sócrates/Madaíl. Você tem razão: foi Guterres que mandou. Por problemas de saúde tento sempre esquecer-me desse personagem.
Torna-se irrelevante quando introduzido segundo os seus argumentos. Por usa sobre um pretexto alheio aos próprios factos. Senão vejamos. Os dez estádios não eram por si necessariamente uma má decisão politica e estratégica no âmbito da candidatura. Podiam ter sido oito? Podiam. Aliás como se comprovou no Euro realizado no ano passado em dois países diferentes com oito estádios no total. Era possível e razoável. Mas eu até compreendo a opção por dez num ponto de vista de força da candidatura e em comparação com as outras candidaturas. Mas o principal erro neste particular foi de planeamento e projecto dos estádios. Porque como hoje é fácil de observar, e já era previsível no momento da candidatura, somente os estádios dos três grandes seriam viáveis em termos de ocupação média anual. A estes juntava com alguma boa vontade o de Guimarães, pela força regional que o clube tem, e o do Algarve, admitindo que em termos estratégicos e regionais faz sentido existir um equipamento daquela natureza numa zona com uma economia ligada ao turismo e a actividades anexas e complementares. Nesse sentido um estádio multifuncional e moderno é viável naquela área geográfica, até porque não existe nenhum outro com uma capacidade mínima a sul de Setúbal. Todos os outros estádios são passíveis de discussão. Mas a partir do momento da decisão da sua construção o que deveria ter sido planeado era a possibilidade efectiva e prévia ao projecto de arquitectura e planeamento de eles serem parcialmente desmontáveis e da sua lotação vir a ser substancialmente reduzida após o Euro. Ora claro que nada disto contribui para acentuar o objectivo do seu post, logo provavelmente não lhe dá jeito referir. Ainda assim deve preocupar-se em ter um conhecimento aberto dos problemas mais do que simplesmente procurar forçar uma opinião particular.
Meu caro, O seu primeiro comentário foi para dizer que eram necessários dez estádios e mandou-me ler.Desmenti-o. Procure informar-se antes de registar falsidades alheias.
Olá Filipe, tu muita paciência tens: o comentador dá um tiro de caçadeira nos dois pés com o primeiro comentário e continua a fingir que faz sapateado e tu dás-lhe troco. Ou estás a gozar tanto quanto eu? ;))
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.