Essa tal de Moledo é assim uma praia um bocado camiliana, até nas paixões que provoca. Mas todas as nossas praias são “obviamente” as melhores. Por exemplo, nenhuma bate a Praia de Mira, nem as praias de Bora Bora. E tem tudo o que essa Moledo tem e ainda permite andar de calções e tomar banhos de mar, o que, não tendo nada de romântico, é óptimo para os putos. Mas como é praia de gandareses e de pastores que descem da serra, ninguém fala dela. O Carlos de Oliveira nunca foi mesmo muito lido. Eu não vou a tempo de ter outra melhor praia, apaser de há quase vinte anos não molhar lá os pés . Os caracóis e a sangria da Parede ainda tentam, mas já não adianta.
Obviamente. É a praia de referência do octogenário António Sousa Homem onde cuida dos seus “males da existência”, esquecidas que foram outras paragens. Este antigo advogado e actual botânico tem muito para ensinar aos mais novos, nomeadamente às gerações do “Clube de Moledo”. É uma praia magnífica para velhos deformados como eu, atendendo a que o seu habitual clima não obriga a uma indumentária tropical. Mas, cuidado, caro Filipe, é uma praia pejada de adeptos do clube do Satriale's, pobres provincianos como eu, e não adeptos do clube “mais grande”. Mas que digo eu? As cercanias galegas e a presença de ilustres sábios como o velho Homem, tudo relativizam e o Minho fundador acolhe todos, mesmo aqueles que suspiram por épocas de antanho e não se habituam aos tempos coevos.
Quem é esse zé? É o Viegas? Está bem apanhado, esse tal Homem, um dos melhores personagens humorísticos dos últimos tempos. Mas essa praia, com aquela humidade toda, deve fazer mal aos ossos dos velhinhos, sobretudo "velhos deformados".
Pois eu, cavalheiro, insisto em retratar-me, como pessoa de bem que me orgulho de ser, e vossa excelência, forçosamente, dir-me-á se aceita ou não as minhas desculpas, sem mais considerandos. Em alternativa, terá vossa excelência de me dar a oportunidade de lavar a honra, à pistola, no local habitual da azinhaga dos melros, em dia e hora a combinar pelos nossos padrinhos. Vossa senhoria, naturalmente, antecipo já, escolherá o Senhor Doutor Sousa Homem e eu, naturalmente, o não menos ilustre Doutor Filipe Nunes Vicente, bem conhecido homme du monde da nossa praça. Estamos entendidos? Bem espero. A propósito, julgo não ser necessário recomendar-lhe o máximo sigilo. Sem mais, Vosso criado
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.