No Porto há micro-clima, eu sei. Agora a polícia não mandou parar, o motorista de Pinto da Costa não acelerou e na volta nem sequer há jornalista atropelado. A extraordinária Rádio Mulherzinha ( a soldo da CIA e das mentiras do imperialismo ocidental) divulgava, nos anos 70, em Moscovo, uma anedota deliciosa. Marchais aguarda em Paris a visita de Brejnev. O problema é que Marchais tinha um filho que não seguia a cartilha soviética. Esse filho tinha um papagaio ensinado que adorava repetir " Abaixo a URSS" e " Morte ao comunismo". Uma maçada. No dia anterior à chegada de Brejnev, Marchais enfia a ave no congelador. Quando o russo chega a casa do francês diz que quer gelo. Aflito, Marchais põe-se à frente do frigorífico e , face à curiosidade do seu convidado diante de tão estranho procedimento, acaba por confessar, envergonhado, o pecado do filho e do papagaio. Imperturbável, Brejnev abre o congelador e sai de lá um papagaio enregelado que diz "Viva Brejnev!" e "Viva aURSS!". Brejnev, empático, explica ao seu atarantado, mas aliviado, amigo comunista: " Vês tu, Marchais, para que serve a Sibéria?".
Na Sibéria ou em Poltava, o que importa é que cada um encontre o lugar onde pertence:
"O Benfica já está em Poltava, na Ucrânia, onde na quinta-feira vai jogar o acesso à fase de grupos da Liga Europa. A viagem desde Lisboa foi cansativa e cheia de peripécias, tendo o autocarro que transportava os jogadores sido obrigado a parar em plena auto-estrada para deixar passar uma manada de vacas" (Trombeta da Luz)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.