Jared Diamond, num livro essencial ( Colapso - Ascenção e queda das sociedades humanas) , percorre várias tristes histórias. Pelo meio ( quase no final para ser franco) , alinha as quatro principais razões da desgraça: ignoramos o problema, não o ignorando não lhe atribuímos importância, não o queremos resolver, não o sabemos resolver. Em Portugal, caiu em cima da pobreza, que já havia, uma crise mundial. Quando esta se for embora, vai ficar a pobreza que estava mais a que se criou. A eleição de MFL terá pelo menos três vantagens: a de encarar o problema, a de reconhecer a gravidade do problema e a de querer resolver o problema. Acredito que o PS pense saber resolver um problema, mas estará certamente a pensar noutro problema qualquer. Não sou economista, por isso o que escrevo tem o peso da mera opinião anónima. Já há muito tempo que aqui digo que me parece estranho querer instalar ar condicionado automático numa casa que está a arder. Não me parece bem. Nem a mim nem aos outros homens da rua como eu. E somos nós que contamos, não é? É do nosso país que estamos a falar, não é? Quanto ao PSD, também visto de fora, nenhuma surpresa. Um puro exercício de autoridade a escolha de A. Preto: só vale o que custa mantê-lo. Uma cruel manifestação de hipocrisia: a candura de L.F. Menezes numa altura em que, por coincidência, tem um filho nas listas de deputados. O país convive razoavelmente com estas inutilidades - recordo-me de uma vez me terem explicado por que motivo um fulano "ia a deputado" por Coimbra: Já colou muitos cartazes.
Filipe, bom regresso. Fico contente com o facto de teres lido Jared Diamond. Já agora recomendo Germes , Aço,... a história brutal do reencontro, na América do Sul, de duas civilizações que se tinham separado. Quanto a MFL...
Só mesmo com muita dose de ficção é que se pode acreditar que Manuela Ferreira Leite vá encarar, reconhecer e resolver o problema da pobreza endémica do país.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.