1) Se o PSD, como tudo indica, ganhar as próximas eleições , MFL consegue vencer as europeias e as autárquicas e retirar a maioria absoluta ao PS. Nada mau para uma "péssima política".
2) Se o PSD continuar entretido com os aparelhistas, os filhos deles, os amigos deles e os campeões da carne assada, continuará a vencer os desafios da segunda divisão. Bom proveito.
3) Bom resultado do PS diga-se o que se disser. Nestas circunstâncias era muito difícil fazer melhor.
4) Os vulturinos já grasnaram. Menezes, naturalmente, mas também ( na TSF) Mira Amaral, um político de excepcional têmpera e fama, acusa o extabelixement. Telefone-se a Dante e peça-se abertura de mais um círculo.
5) Agora expliquem-me os sábios: o que se ganha com a política de appeseament de Jardim?
O algarvio, o António Preto e a balcanização do PSD, não necessariamente por esta ordem justificam uma boa parte do resultado. A eficácia da mensagem clara do Portas também.
Globalmente, os resultados foram muito negativos: o BE subiu, o CDS subiu e Sócrates vai voltar a ser primeiro-ministro. De positivo, só mesmo o facto de MFL não ter ganho e o comício de Paulo Portas no fim da noite, com aquela magnífica moldura humana por trás.
Estou a ouvir o postic,o engenheiro em versao histérica - acho que ainda nao olhou com atencao para os resultados...
De qualquer maneira, lamento que o Bloco + PS nao tenham maioria absoluta - nao digo que o circo ficava bem mais composto, antes me parece para estes Medici mais abastardados e eunucos andavam a pedir um diligentes Savonarolas. Resta a perspectiva que pode ser divertido ter a Dra. Ana Gomes, apos a derrota em Sintra, como ministro dos negócios estrangeiros como penho da vitória dos trauliteíros.
"MRPP - Como é que um partido com 0,9% pode cantar vitória? Simples... Ultrapassou os 50 mil votos e passa a ter direito a uma subvenção anual de 3,33€ por voto. Basta fazer as contas para se perceber o sorriso de Garcia Pereira" http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/
A ordem natural das coisas, que foge à vontade da MFL ou qualquer dirigente do PSD, é que um partido não tenha maioria absoluta duas vezes seguidas, salvo alguma anormalidade. Poderia lá estar o zé beto, em vez da MFL, que iria dar ao mesmo. Aliás, o resultado do PSD é o mínimo que obterá o PSD, mais deputado, menos deputado, hoje ou durante os próximos cem anos. O PS e o PSD repartem o Bom Povo Português, os que querem viver a sua vidinha sem grandes sobressaltos: que lhe protejam a propriedade e que os ajudem nas dificuldades. A CDU vai cristalizar no que está, enquanto o cristal não se for erodindo, fenómeno que será lento, mas irreversível. O CDS vive do discurso e das causas do momento, idem para o BE, e ainda do carisma do líder, mincluíndo aquela notável aut-confiança. Só me surpreendeu um bocadinho tanta subida. Já esperava que o tal discurso da policia e dos malandros compensasse, mas não tanto. Se calhar, foi a recuperação do Perigo Amarelo dos últimos dias: o chop suey contra a morcela.
Quanto à última pergunta, eu acho que se ganham votos, digo eu.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.