Sigo este blogue há muito tempo. Gosto da forma como expõem opiniões - de forma pouco facciosa ou sectária mas clara (toda a gente sabe que o FNV gosta da MFL política desde há muito - falou dela como putativa líder do PSD muitos meses antes de ela aí aceder). Nunca me pareceu que por aqui se visse apenas um dos lados das questões - o FNV criticou violentamente a visita e declarações de MFL à Madeira (o que lhe valeu elogios de blogues socialistsa) e pelo que vi, na altura, estou absolutamente certo q não votou Cavaco. O período eleitoral é sempre de muita excitação mas este em particular, mais do que excitante, tem sido curioso - surgiram por aqui uns controleiros ou patrulheiros com reacções "pavlovianas" que passam a vida a comentar posts, mal eles são publicados. Tipo este "Jerónimo" aqui de cima. Ainda por cima sempre com estes argumentozitos pobres, imediatistas e primários típicos de assessor (ou aspirante a ) submerso na luta eleitoral quotidiana e que julga que vê mais além que os outros. Por mim não tem grande problema, mas que intoxica as caixas de comentário isso é um facto. É gente que não consegue ir mais fundo do que a dicotomia superficial "propaganda/contra-propaganda". Julgam toda a gente nestes termos. Devem achar que as eleições vão ser decididas nas páginas dos jornais, por notícias metidas, inventadas ou verdadeiras ou por editoriais deste ou daquele. Ou que a esmagadora maioria dos portugueses não tem maturidade para decidir por si, lendo os jornais ou blogues que quiser e formulando a sua opinião de forma madura e adulta, sem as histerias do mínusculo e provinciano universo político-mediático. Os eleitores sabem decidir por si, não precisam de educadores do Povo, meu caro "Jerónimo". Sobretudo educadores chatos, insistentes e de tal forma sectários que nem é preciso lê-los. Cheira-me que se preparam para ter mais uma grande surpresa (ou pelo menos um susto) - pode ser que, se tiverem humildade intelectual, aprendam qualquer coisa. Já não se perde tudo.
Caro José, eu não sou aspirante a educador, assessor, controleiro, e não me considero a voz de nenhum "dono" como insinua.
Se comentei o post de FNV mal foi publicado, foi por coincidência e por habitualmente gostar de o ler, porque ao contrário de muitos outros blogs, quer de esquerda, quer de direita, vê-se que FNV pensa pela sua cabeça e não tem que se alinhar a nenhum discurso oficial.
Costumo comentar os posts de FNV desde que MFL passou para a frente do PSD, muitas vezes em provocação, reconheço-o, por duas razões fundamentais: - discordo em absoluto da visão que ele tem de MFL como uma lufada de ar fresco na política portuguesa. Penso precisamente o contrário; - penso que a caixa de comentários do Mar Salgado está aberta a todas as opiniões, não apenas as concordantes, e serve sobretudo para exprimir opiniões e não para insultar quem comenta.
De qualquer forma respeito o espaço e sobretudo a honestidade, frontalidade e clareza de FNV, pelo que se alguém do blog achar que os meus cometários são inadequados ou inconvenientes, não tenho qualquer problema em deixar de os emitir. E também não é por isso que vou deixar de frequentar (com todo o gosto) o Mar Salgado.
Olhem lá, com licença, eu não faço ideia, nem um mero caramelo tem de saber tais coisas, de quem sejam o jerónimo e o josé, Mas… um gajo fazer uma pergunta (que não é uma “simples” pergunta, como é óbvio e compreensivel), levar a seguir com um responso de alto lá com ele do tal josé, uma coisa inqualificável, e justificar a seguir o seu primeiro comentário, com muitos protestos de consideração, tudo entremeado com a bênção bonacheirona e paternalista do FNV, é hilariante. Ó caramelo, vais ter muitos amigos, vais...
Caro josé, Olhe que o “Jerónimo” é um “comentador” norteado pela urbanidade. Por estas caixas já passaram umas criaturas inenarráveis. Assim de repente, recordo o José Maria Martins, uma tal de “hipericão” e uma “Zizie” ou “Zazie” a lavar o fígado. Convenhamos que o Jerónimo só pode ser bem recebido.
Sou mais um a achar que FNV "pensa pela sua cabeça" e não se alinha por "nenhum discurso oficial", além de reconhecer também a sua "honestidade, frontalidade e clareza". Pena que alguns leitores não sigam o exemplo.
Obrigadinho, FNV, não sei se os irei precisar para proteger os dentes de ataques semelhantes àquele do josé. O que eu aqui já te chateei, já dá para a patrulha me acusar de ter um gabinete de luxo em São Bento ;) Qual assessor qual quê? Supervisor de assessores!
Jerónimo, Eu não quis ofendê-lo. Apenas fiz um reparo (legítimo) ao que me parecia uma atitude de vigilãncia permanente e que a rapidez dos seus comentários denuncia. E, se quer que lhe diga, até acho que isso não ajuda a sua causa ( se é que tem alguma). Por mim, pode comentar o que entender - não tenho poder nenhum sobre os comentários neste blogue nem nunca censuraria ninguém. Mas como tenho visto pela blogosfera muito sectarismo, proselitismo e alinhamento, resolvi protestar. Porque estimo o estilo do FNV e me irritam as tentativas de arrastar todos os espaços de discussão para uma troca de galhardetes esquerda-direita ou PS/PSD. Quanto às suas opiniões são inteiramente respeitáveis e legítimas - não coloquei isso em causa. Apenas a atitude que é prevalecente (anda tudo muito excitado). Mas isto acaba no domingo (espero...). Quanto aos outros comentários, eu nunca comparei o "Jerónimo" com outro lixo que por aqui passou.
José, tudo bem. Mas (mais uma vez) não estou de acordo consigo. Nada acaba no Domingo. As visões de cada um sobre as capacidades dos envolvidos nas eleições vão persistir, apesar dos resultados eleitorais. Pelo menos a minha opinião sobre as (fracas) capacidades de MFL e o seu estilo (precipitado) nunca vai ser alterada, mesmo que a Sra chegue a S.Bento. Que, aqui entre nós, espero que nunca aconteça.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.