Qual é a cidade com maior taxa de assassínios
per capita ? Juarez, na fronteira mexicana com os EUA. A
cidade exibe 130/100.000 habitantes contra apenas 63/100.000 da deadliest city dos EUA, Louisiana. Todo o território que concentre narco-actividade de pequena escala origina graves problemas. Resumindo: imenso dinheiro vivo, rotação contínua de grupos de trabalho, antenas/embaixadas de grandes cartéis sem ligação à zona que tratam como um mero depósito, muitas vezes de cadáveres.
Se nos lembrarmos da Guiné Bissau, reparamos que os assassínios são selectivos e puramente instrumentais: a Guiné é um entreposto de narco-actividade de grande escala, como o é o Tadjiquistão e o Uzebequistão
Em Portugal
tem-se desenvolvido, ao abrigo da curiosidade mediática e sob a indiferença política, um vibrante conjunto de narco-redes. Dir-se-ia que estamos a meio caminho entre Juarez e Bissau, evidentemente (ainda) protegidos por uma organização social superior à de mexicanos e guineenses.
Uma coisa é certa: passa nesta altura pelo nosso país uma quantidade extraordinária de droga. Num dos próximos posts veremos detalhes e números, mas antes teremos de estudar outros assuntos.