RESPOSTA AOS SNIPERS DA HISTÓRIA (dos quais excluo PC):
Os snipers gostam muito de discutir o acessório. Já o disse aqui e eles já o demonstraram com imenso sucesso na campanha eleitoral. Mas o grave e importante é isto:
O Presidente da República confessou ao país ter dúvidas (só isso já é grave) sobre a possibilidade de estar a ser vigiado, espiado ou escutado. Imagina-se, ou sabe-se, como é óbvio, por quem. Não me recordo de nenhum Presidente da República ter confessado semelhantes receios.
O Presidente da República disse claramente que considera que "foram ultrapassados os limites do tolerável e da decência". Sublinho "da decência". É frase que não me recordo de nenhum Presidente da República ter dito, dirigida, como é evidente, ao partido no governo.
Os snipers socialistas estão todos contentes com o enxovalho insultuoso e preocupam-se com detalhes e minudências. Melhor para eles, assim são felizes.
"lá em baixo" prometeu uma resposta em post...era isto?
Pelo que escreve, percebe-se que está no mesmo comprimento de onda do Sr. Presidente. Tanto assim, que, no se discurso, utiliza a mesma abordagem falaciosa.
O Sr. presidente disse que nunca fez referência a qualquer suspeita sobre escutas e vigilâncias. Disse tambem que por ele...ninguem fala. Imagino que isso inclua o Vasco...
Sobre a ultrapassagem dos limites da decência. No fim desta estória, acho que diz mais sobre o Sr. presidente do que sobre aqueles que pretende atingir.
Mas central no discurso do Sr. presidente, não foi o que disse. Foi o que ocultou. Eu gostava que ele me esclarecesse se o seu assessor desenvolveu acções com o fim de prejudicar o PS em altura de eleições. Não disse nada.
Para terminar, as preocupações com as vulnerabilidades do mail (?), apuradas HOJE, são simplesmente ridiculas, como qualquer amador da informática o poderá esclarecer. Mas foi um bom gancho que serve para desviar as atenções.
Miguel, você não imagina o que é possível descobrir no seu computador. No mais, só repiso o seguinte: o facto de o PR ter confessado ter dúvidas é gravíssimo.
A forma como o PR se dirigiu ao PS, aos seus dirigentes ou mesmo ao governo, é gravíssima. Nem na maluqueira da 1ª república me lembro de coisa semelhante (mas pode ter ocorrido). O facto de Sócrates ter mandado Silva Pereira falar evidencia o modo como o PM trata assuntos graves e é também gravíssimo. Você está sossegado, eu não.
Acredite que não estou sossegado e tambem considero gravissimo o que se passou, está a passar e, visivelmente, irá passar.
Infelizmente, neste caso, discordamos na identificação da fonte da perturbação.
O vasco considera normal que um assessor organize um dossier de informaões sobre alguem e "plante" duas noticias absurdas num jornal...eu não.
Quanto a ser Silva Pereira a responder. Pode ter intepretações diversas. A minha é que é uma forma de desvalorizar as palavras do presidente e evitar o confronto directo. Ainda bem que alguem, está mais preocupado com o pais do que em fazer declarações que denunciem o presidente. Incluindo as "inverdades" que disse (termo politicamente correcto...).
Quanto ao meu computador, não se preocupe. Ao contrário da presidência da republica eu sei o que tenho cá, o que está protegido e o que não está.
O facto de o presidente ter reforçado dúvida da forma que o fez só revela uma profunda ignorância, repetindo palavras das quais desconhece o significado...uma vez mais como qualuqer técnico mediano lhe poderá explicar. (se estiver mesmo interessado pergunte-me que eu ajudo...)
Caro Miguel, Na sic-n dão as 1ªs páginas, é o meu limite horário. Mas muito telegraficamente. Dá como certo que um assessor organizou um dossier, eu não; considera facto que as notícias são absurdas, eu não. Silva Pereira não responde a Presidente da República algum, seja por que motivo for. Ponto final. Toma por certas as supostas inverdades, eu não (reparo que até agora não comentei facto nenhum que estivesse demonstrado). Acredite: não sei qual é a sua formação mas você não tem nada no seu computador que esteja protegido, mesmo que tenha apagado os ficheiros há muitos anos.
Agora já se terá ideo deitar..mas fica. pode ser que leia amanhã.
Sobre o Dossier, sei apenas que Luciano Alvarez escreve que o recebeu de Fernando Lima.
Sei tambem que o email é verdadeiro, porque ouvi António Lobo Xavier a dizê-lo na SIC-N. Comentador, gestor e advogado a quem quem atribuo máxima credibilidade, porque tive o prazer de conhecer pessoalmente durante longos anos.
Relativamente ao meu computador, repito que sei o que está seguro e o que não está. Sendo que, como referi, nunca nada é 100% seguro implemento um sistema seguro é aquele em que o custo de acesso indevido é sempre muito superior ao valor da informação a obter.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.