Hoje temos cripto-derby. Aquilo não é um clássico, como qualquer pessoa que não use chanatas entende facilmente. Um clássico pressupõe que pelo menos uma das equipas tenha dimensão mundial. Por exemplo: BenficaxReal, Benficax Juventus, BenficaxAcadémica. Também não é bem um derby, pois sendo verdade que Fóculporto e Sportingue são equipas de vibrante relevo regional, a designação é excessiva. Nem o Diário de Notícias se lembraria de classificar como derby um Coselhasx Adémia ou um SertanensexUnião de Coimbra.
O novo vírus. Perguntas Frequentes e respectivas respostas:
O que é o novo vírus da Gripe das Águias (SLB1)?
- É um vírus altamente contagioso que ataca sobretudo a população benfiquista, principal grupo de risco. As vítimas têm normalmente a memória muito curta e uma assustadora incapacidade de distinguir a ficção escrita nos desportivos da realidade.
Quais os sintomas da doença?
- O SLB1 causa nos infectados picos de febre altíssima, levando-os ao delírio e a acreditar piamente que o Benfica será campeão, que ganhará a Champions (mesmo sem participar há uns bons aninhos) e o Torneio de Chinquilho de Atouguia da Baleia. Outros sintomas: os infectados voltam subitamente a falar de futebol, compram em massa produtos oficiais do SLB, retomam o envio de sms's jocosos aos rivais e juram a pés juntos que o Luisão é um bom central.
Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe das Águias (SLB1)?
- Ouvindo mais que dois minutos sócios e simpatizantes do SLB, lendo jornais desportivos (um simples olhar para a capa pode ser fatal), sintonizando a SIC, TVI ou SportTV. Ser assinante da Benfica TV é assinar (lá está...) a sua própria certidão de óbito. Ler as crónicas do João Gobern pode ser fatal. Estes são comportamentos de risco que devem ser evitados a todo o custo.
Qual é o período de incubação da doença?
- O período de incubação da Gripe das Águias, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, é equivalente ao tempo que o Carlos Martins demora a lesionar-se num jogo. 5 a 9 minutos, portanto.
Quanto tempo dura a infecção pelo SLB1?
- Estudos realizados em temporadas recentes demonstram que este vírus começa a manifestar-se em meados de Junho. A sintomatologia dura geralmente até a 6ª jornada. 10ª na pior das hipóteses. Nessa altura dá lugar à Depressão das Águias, tema que abordaremos numa próxima oportunidade.
A doença pode ser tratada?
- Sim, pode. Geralmente uma derrota em casa com um Olhanense ou Metallist (?) ou uma cabazada fora com um Olympiakos são remédio santo.
O que devo fazer entretanto?
- Evite o contacto próximo com pessoas doentes, mantenha-se afastado de qualquer jornal desportivo, mantenha a calma e aguarde tranquilamente pelo mês de Novembro, altura em que se prevê que o vírus esteja extinto.
Essa sua mania das grandezas podia ser deslocada caro FNV, mas, no fundo, é cómica e de certo modo enternecedora. Lembra as velhas divas clamando pela beleza perdida.
ó pazinho, diz à malta quando é que é o próximo clássico Benfica-Real ou Benfica-Juventus. Um Benfica-Lyon também serve. E faz o favvor de não meter a Briosa nestas prosas pornográficas. Ou... chamo o Martins, que eu estou com bicos-de-papagaio.
um coselhas vs. adémia é um derby, sim senhor. um derby dos pobres, entre agremiações que nada têm de elitismo. sertanense vs. união tenho dúvida por causa da distância geográfica.
quanto aos clássicos, como o próprio nome indica (e vejam-se as corridas de carros clássicos) são jogos entre velhas (no sentido de passadas) glórias do futebol: um slb vs. aac é um bom exemplo. a aac por exemplo, venceu uma vez a taça de potgual e o slb ganhou há já várias décadas umas taças internacionis.
por esta ordem de razões, o fcp vs. scp não é clássico: o fcp tem actualmente o maior estatuto mundial que um clube português pode ter; já o scp parece-me que está à frente do slb nas várias classificações de clubes.
há por isso que encontrar nova designação para estes jogos entre o primeiro e o segundo classificados do campeonato de há alguns para cá.
saudações cordais com profundo respeito pelo saudoso e glorioso slb.
penulky - falta no futebol que resulta de um gesto técnico que consiste numa correria desenfreada finalizada com um toque para o lado na bola e um salto para a frente com rotação de mais de 90º acabando o jogador que o executa por cair de costas depois de tocar no adversário(mesmo que este retire o pé).
na próxima edição deste dicionário futebolístico iremos abordar os saltos em que um dos jogadores dos que equipa de azul acaba por deixar a marca dos seus pitons nas costas do adversário.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.