José Sócrates, seja como ministro adjunto ( governo Guterres), seja como primeiro-ministro, foi o único governante lúcido em sede de políticas de droga. Quando despenalizou o consumo ouviu pacientemente Paulo Portas dizer que depois do sol e das praias, Portugal seria conhecido pelas drogas. A invasão de citas e suevos, surpreendentemente, não se verificou. Mais tarde, no início do governo que que agora cessou funções, arrumou a casa ( IDT) como pôde e não repetiu o erro de nomear comissários políticos, ou pára-quedistas, como Elza Pais. João Goulão, não sendo brilhante, é um homem competente e talhado para a função. Sócrates tentou desajeitadamente algumas inovações - prisões ( cruciais) e salas de injecção assistida ( irrelevantes) -mas, mal aconselhado, falhou. O PSD, em menos de três anos, conseguiu promover um número assinalável de incompetentes, simples curiosos e afilhados ( estive a par de alguns dos hilariantes processos). Aliás, o PSD, depois de Leonor Beleza ( que criou as Taipas), é absolutamente nulo - quando não é nefasto - nestes assuntos. Não espero muito mais do novo governo, porque, salvo as excepções portuenses, a máquina do IDT limita-se ao trabalho quotidiano, desprezando o estudo e a investigação sempre que exista risco de incomodar o consenso mole. Pelo menos não espero asneiras, o que já não é nada mau.
De todo, caro FNV, por isso mesmo O leio a si, e volta e meia meto uma colherada, esta no caso tinha uma intenção mais humorística, mas reconheço que com coisas sérias não se brinca.
A que excepção portuense se refere, FNV? Eu vivo por aqui e não me dou conta de nada. E quanto ao mentor-psi cabelo lambido, é de fugir. "Do haxixe passará fatalmente à heroína, à rua,..." ouvi eu ao senhor há largos anos. Antes de ser o mentor.
Maloud, Por exemplo: O Luis Fernandes e a sua equipa ( com a qual já colaborei episodicamente) fazem um trabalho interessante. O Jorge Negreiros, em Matosinhos, , com um time que incluiu ex-alunas minhas, idem.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.