Não obstante concordar que megalomanias são em geral lunáticas, não deixo de notar que no projecto consagrado, não há qualquer "Train Grand Vitesse" previsto para o troço Porto-Vigo. Não deixo de notar também a sua opção por "Porto-Vigo" em vez de "Lisboa-Madrid", ou tão mais simplesmente "Um outro nome para o TGV"
Alguns dados a considerar, retirados directamente do site da
Muito obrigado pelas informações, mas, afinal, há ou não um Porto-Vigo em projecto? Eu tinha ouvido e lido que sim. Seja como for, há outros. Em França, um TGV demora 100km a embalar. Vai ser muito educativo ver como vai fazer à nossa escala.
para velocidade máxima. Para a normal demora 50km a acelerar e outros 50km para desacelerar. Vai ser delicioso o Lisboa-Santarém-Coimbra-Aveiro-Porto. Pensando bem, não será o comboio lunático,nem o TGV. Será o TSV ( Trem Soluçante Vigarista)
Caro FNV, Ao nível político a questão do TGV foi muito mal tratada. Quer de um lado quer de outro se fizeram declarações vergonhosas. Usou-se a bela locomotiva como argumento para justificar milhões em pacotes que englobam pontes desnecssárias e prolongamentos da CREL à margem sul, por outro lado foi desprezada à qualidade de capricho de campino neo-burguês, o que de longe se trata. Concordo com dfrodrig no que diz respeito ao transporte de mercadorias. O transporte de passageiros (e percebes...) a velocidades lunáticas é só uma ponte do Iceberg. Dê uma olhadela a este link. Penso que apresenta o tema do TGV em palavras muito simples.
O TGV não é a ponta do iceberg. É o elefante branco que esconde a alternativa: um verdadeiro plano ferroviário nacional, que contemple a passagem gradual de bitola ibérica para europeia, e aumentando o alcance da rede, servindo concelhos que neste momento não têm comboio, ou estão excessivamente distantes de cidades próximas. O exemplo Braga-Guimarães é sintomático.
Igualmente sintomática, é a natureza Lisboa-cêntrica deste vídeo (o país fica mais perto ao redor de Lisboa, esquecendo, como referi, que a distribuição demográfica em Portugal está claramente desviada para Norte.)
é com enorme pesar que lhe digo que deve estar 'enganado com o número da porta'.
Portugal não precisa de um plano ferroviário como deve ser, bem pensado, bem planeado, bem estruturado. Portugal não precisa de inteligência a gerir os recursos. Portugal não precisa de pionerismo. Portugal não precisa de visão ou de liderança. Portugal não precisa de um melhor aproveitamento dos recursos naturais e territoriais.
veja, já temos tudo isso. nos Telejornais, nos debates, nas notícias, nas conferências de imprensa, nas inaugurações.
Precisamos sim, e urgentemente, das reformas que teimam em não sair do papel. Precisamos de aparência, de mais fanfarra, de inaugurações com trombetas que disfarçam a fachada de cartão. Precisamos de nos colar ao último grito para 'parecer bem', caso contrário somos salazarentos. Precisamos de deixar linhas de comboio decrépitas para apostarmos tudo em comboios e linhas novas. Precisamos de mais corrupção, de mais negócios com amigos. Precisamos de líderes com 'língua de pau' e zero de ideias. Precisamos de mais medidas estruturais que afectam perto de x mil pessoas. Precisamos de mais pobres. Precisamos de mais 'cauda da Europa' e de alguém que venha sozinho desmentir isso tudo de tempos a tempos.
Portugal não precisa da mobilização popular que já perdeu, para quê? Portugal tem agora as camionetas cheias de pessoas de outra região do país convidadas pelo partido para servir de claque. Portugal precisa disso tudo e é isso que vai continuar a ter.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.