Jogou no Benfica. Teve uma filha, doente, que morreu. Continuou a jogar. Adoptou uma criança. Adoeceu. Hoje foi colhido por um comboio. Ontem tive na minha frente um homem cuja filha adolescente está a morrer.Tem metastáses no fígado, na articulação crómio-clavicular direita, em C4, C5, D4 e por aí fora. A miúda está no 12ºano, arranjou namorado e quer entrar para a faculdade. O pai ainda vive. Ainda se barbeia. Os deuses, ao longo dos anos, também me reservaram umas aulas, mas tenho a certeza de que ainda que vivesse mil anos não conseguiria decidir quem morre: eles ou nós?
«Um homem vai visitar a mãe, que está muito velha e doente, e pergunta-lhe: tens dores, mãezinha? E ela responde: tenho a impressão que anda uma dor aí pelo quarto, mas não sei se me pertence.»
relato de "Tempos Difíceis" de Charles Dickens por António Lobo Antunes
Hoje troquei umas bocas consigo por causa de outros assuntos. Sem o conhecer, queria enviar-lhe um abraço pelo post, pela profundidade e pela brutalidade que nao queria que ninguém experimentasse.
É. Na Morte de Ivan Ilitch ( que usei no meu "Educação para morte")é ao contrário. O Lobo Antunes disse uma vez, e bem, que esse livro não é sobre a morte.Fiquei satisfeito, pois foi isso que usei. Ivan está a morrer, mas toda a história é sobre a ideia ( a representação) da vida que ele levou.
Quem responde muito bem à sua pergunta é Stig Dagerman. Que se matou, depois de escrever meia dúzia de livros fabulosos em que parece querer convencer os leitores a matarem-se também. Depois de o ler convém ler ou reler o poema de Sophia "Carta aos amigos mortos".
A propósito de mais um belo post, aproveito para o felicitar pelos seus livros, bem úteis para quem trabalha com doentes terminais. "Ouvir as pessoas, comentar pouco, aprender. Passar tudo para o papel".
PS: Já agora, se esta tragédia sucedesse com uma actor, músico ou outro "artista", seria noticiada como tendo "sido colhido por um comboio"?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.