Gosto de confundir a régua do tempo-estilo. No outro dia enfiei Leonor Lencastre nos pré-rafaelitas( heresia) porque é assim que eu a sinto, embora academicamente ela seja uma pré-romântica. O Roberto Mesquita é mais livre: para-simbolista açoriano e primeiro-clarinete da Filarmónica Florentina, arrumo-o nos ultra-românticos. Naquela ilha, há mais de cem anos, sem ser pescador de atum e lavrador? Um monstro bem intencionado. Esta coisada toda para dizer que é estupidamente bom. Imaginem-se nas Flores por volta de 1901:
Fumo e passeio, a chuva cai, ninguém Passa na rua; e ao choro do beiral Sucedem uivos do nordeste. Vem Desta plúmbea manhã um spleen mortal...
Ui, ui, "plúmbea manhã" e "spleen mortal" é bem típico dos Açores em 1901 — ou seja, de Lisboa em 1885 mais os atrasos da traineira. (Perdoa esta empáfia alfacinha — está nos genes).
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.