Da autoria dos demónios que fizeram The Wire. E a mesma receita: as coisas como elas são, a partir do testemunho de alguém que sabe do que fala ( neste caso um ex-marine). Uma mini-série que descreve o percurso de duas companhias de marines naquilo que foi o passeio até Bagdad, sem uma única cena de Rambo ( excepto as rídiculas do Cap. America) ? É verdade. As conversas de chacha dos soldados? Claro. Só quem não foi à tropa pode acreditar em cabos e sargentos a discutir o conceito hegeliano da força como critério de correcção. Não há história, há um diário. Atravessa toda a série, mas aparece mais no último episódio: a crítica à opção de Bush. Nada na manga e é assim que deve ser. O último episódio, pese a orientação ideológica da série, é um manual de instruções para percebermos por que motivo as coisas, depois, correram mal.
Bom, se isso é dos criadores da insuperável série “The Wire” a recomendação não podia ser melhor. Infra um pequeno excerto de um dialogo da série “roubado” ao excelente blog “Suction With Valcheck” : “ Bunk: Them Greeks sure have some weird-ass names. McNulty: Hey, don't knock the Greeks. They invented civilization. Bunk: Yeah, and ass-fucking, too.”
Para quem tem tv cabo a série já passou há algum tempo no MOV. Baseia-se num livro escrito pelo jornalista que acompanhou o Batalhão de Reconhecimento da 1st Marines Division (I am a recon man myself) durante a invasão do Iraque em 2003. As personagens são baseadas nos militares do Batalhão desde o tenente-coronel comandante até aos grumetes. Inclusivamente um dos actores participou na missão e representa-se a si mesmo. Para além de todas as considerações sobre os diálogos, a série procura ser fiel aos procedimentos militares. Basta estar atento às comunicações rádio. Grande série e uma boa surpresa.
Passava aos domingos à noite e na altura não lhe deram quase nenhum destaque (se não me falha a memória deverá ter sido ou no final de 2008 ou princípio de 2009). Aproveito para felicitá-lo pelo seu blogue. Cumprimentos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.