Para a História. Quando estudei a história da Malaca portuguesa ( por causa do ópio) tive de me embrenhar na geopolítica local. Banda Aceh desempenhou um papel determinante na perda da capital do Estreito. Bom texto da Ana Gomes.
Boa noite, far-me-ia a gentileza de me satisfazer a curiosidade acerca de duas questões? 1.Qual a relação entre a Malaca portuguesa e o ópio? 2. Qual o papel de Banda Aceh na "perda da capital do estreito"? Muito obrigado.
O eixo Malaca-Bengala era crucial para o comércio regional, logo, para a sobrevivência do Estado da Índia, , funcionando Malaca como porta de entrada do ópio para a Insulíndia. Entre 1603 1606 as relações de Malaca cpm os sultanatos de Achém ( Aceh) e Johor deterioram-se, acabando Malaca por cair às mãos destes coligados com os holandeses da VOC. Já quando Afonso de Albuquerque conquista Malaca ( 1511), o sultanato tinha-se transferido para Johor e a comunidade guzerate para Aceh. Luis Filipe Thomaz é o maior defensor da tese de Malaca como placa giratória do comércio do anfião na zona.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.