Este blogue colectivo está quase ( dia 5 de Abril) a fazer sete anos de publicação ininterrupta , graças à boa vontade do Nuno Mota Pinto. Muita coisa mudou na blogosfera, é altura de mudar também um bocadinho. O Vasco Lobo Xavier saberá de si, pela minha parte as mudanças serão suaves e progressivas. A agressividade descabelada sobre os sujeitos, quase sempre potenciada pela segurança quentinha do pseudónimo/anonimato, e a patrulha nas caixas de comentários tornam difícil a discussão sobre quase tudo. Escapam alguns temas de natureza técnica e o futebol, se levado, como deve ser, desportivamente. Na outra encosta, os blogues como instrumento da mobilização infinita. Para vender os autores e as suas necessidades: ambições, vinganças, afinidades. Como na vida, resta a especialização. Ocupar territórios abandonados, usar linguagem não imediatamente aceite pelos lobos, ser recatado no discurso. Regressar às discussões amplas sobre assuntos, envolver gente que gosta de pensar e de discutir, ignorar a peneira.
Parabéns antecipados , Filipe e retsantes elementos da tripulação. Ocupe os territórios abandonados. E mantenha o futebol ( até os "Andares" e os leõeziots gostam ) Uma boa semana de trabalho. Um abraço
P.S. : El Conejo e o Angelito agradacem e esperemos que ao David Luis não lhe pare o cérebro nos jogos que faltam
que grande pirueta ou, como diz a biblia, há mais alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por 99 justos que não precisam de arrependimento
Caro Filipe, Nuno e Vasco Muitos parabéns. O Mar Salgado é uma das minhas leituras diárias obrigatórias, sobretudo para quem, como eu, não reside em Portugal. Leio-o sempre: no portátil ou no telemóvel,onde quer que esteja - seja aqui em Londres, seja em Ramallah ou Tel-Aviv, em Bruxelas ou em Barcelona, em S. Francisco ou em Washington. O Mar Salgado é um blog verdadeiramente único: na sua elegância e erudição, no seu estilo espartano e sucinto, na originalidade das abordagens, na sua autonomia face a blogs de "movimentos" e, acima de tudo, é único no seu espirito livre, duma liberdade exemplar. Em suma: o Mar Salgado estimula, faz pensar, mostra o que não é óbvio, abre novos horizontes...ao mesmo tempo que permite entender a "stasis benfiquista" ;-). Em suma: muito obrigado. Continuem, navegar é preciso.
caro filipe e restabte tripulação: parabéns, é claro, pela longevidade, ainda por cima neste reino do efémero que é a blogoesfera.
na qualidade de leitor assíduo e comentador intermitente não poderia estar mais de acordo com o que já foi dito. pela minha parte continuarei a contribuir com o meu comentário, que julgo franco e sereno. fico à espera dessas mudanças subtis anunciadas.
Não dispenso as visitas diárias ao Mar Salgado. Por outro lado, é o único blog em que me sinto tentado a intervir (obviamente, a despropósito!). Por último, sou um indefectível da "stasis" Benfiquista! Um abraço a todos, em especial aos mais "rotinados" FNV e VLX! Esperando que o Mar Salgado mantenha esta saudável regularidade!
...só há muito pouco tempo "cheguei" ao Mar Salgado, que se tornou agradável passagem diária. Por acaso algum dos mareantes já mergulhou nesse ex-libris médio-oriental Mar Morto? Sim, o mais intensamente mar salgado do mundo...? Muitos parabéns.
Não percebo o incómodo causado pela "patrulha nas caixas de comentários". Criou-se a idéia que os blogs devem ser plurais, democráticos, republicanos e outras bizarrices do género, que devem dar direito de resposta e tal. Oh meus amigos: se em vossa casa entrar um sujeito que vos insulta, arrota alto e se assoa nos cortinados da sala, não estarão vosselências no pleníssimo direito de o expulsar a pontapés e lhe proibir a entrada? Ou admitem-lhe os desaforos em nome de nobres princípios democráticos? Pois não é o blog a vossa casa? Então que diabos!?! Libertem-se da patrulha, porra!
Mais abraços a todos. Gonçalo: o problema não é esse. É claro que podemos gerir a caixa, mas acontece que a voragem da patrulha, algumas vezes fria e desinteressada, outras vezes insultuosas, afasta a discussão. Mina-a.
7 anos. Estão velhos. Têm-se de levantar cedo e as 8 já trabalham :)
Uma das coisas que gosto neste blog é não ter moderação.
Fico ofendidíssima quando uma moderação me bloqueia mas no seu caso, se me bloqueasse, era no seu interesse. Tenho blogues que me bloqueiam, no meu interesse :). Conhecem-me e qdo sabem que eu não dormi, ou como hoje, tive um nº indecente de consultas acho que me param para eu não me expor. Se tivesse moderação havia ainda esta nuance. A ofensa e a comprensão posterior, sempre muito posterior, ;) da ofensa. Porque no momento fico possessa.
Na qualidade de autor e leitor muito pouco assíduo, por mim, como sabes, está sempre tudo bem.
Mudanças suaves e progressivas, caixa automática, volante de dois ou de mais braços, orientado a bombordo ou a estibordo, conduz como quiseres que eu vou ronronando no lugar do morto, ressuscitando de tempos a tempos por entre os prazos judiciais para alimentar discussões e te impedir de adormecer quando o mar está chão. Abrçs,
E eu, na qualidade de leitora assïdua e adepta fervorosissima que sou da mudanca, aguardo com muita expectativa. Espero no entanto que se mantenha a qualidade ünica do Mar Salgado: o poder de sïntese. (e se nåo for pedir muito, os comentårios hilariantes do caramelo).
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.