Daniel Pereira, advogado do FC Porto, ameaçou chamar a polícia, caso a Liga não lhe permitisse consultar um processo em que estiveram envolvidos um jornalista da RTP e o dirigente dos dragões, Rui Cerqueira. O incidente aconteceu na sexta-feira, dia 26 de Março, e só foi sanado quando foram cumpridas as regras da CD.
Segundo apurou o CM, a consulta do processo começou por ser requerida por Raul Pais da Costa, também advogado dos portistas, que se recusou a fazer o requerimento e contactou Daniel Pereira, que estava nas instalações da Liga, no Porto. O advogado pediu a intervenção de Andreia Couto, líder interina da Liga, que lhe pediu para cumprir as regras da CD. No início, recusou e ameaçou chamar a polícia. Mais tarde, porém, mandou Pais da Costa cumprir as regras e fez o requerimento que, ainda nesse mesmo dia, deferido pela CD.
Em causa está um processo instaurado pela CD a Rui Cerqueira, por ter insultado um jornalista da RTP em serviço no Leixões-FC Porto (1-4), da época passada. O dirigente foi condenado a três meses de suspensão e multa de 3 000 euros, pois a CD entendeu que os jornalistas em exercício de funções e reconhecidos pela Liga são agentes passivos para efeitos disciplinares. O FC Porto recorreu e o CJ reduziu a pena para uma multa (750 euros), frisando que os jornalistas não são agentes desportivos. As decisões deste processo foram tornadas públicas pela CD.
Em Dezembro de 2009, a CD pediu ao CJ para revogar a decisão, invocando "violação grosseira" das normas regulamentares que definem os jornalistas como agentes desportivos. O CJ respondeu que não tinha competência para efectuar a revogação. O Conselheiro Sousa Lamas juntou uma declaração onde disse que o pedido da CD esteve perto de uma litigância de má-fé, facto que não foi subscrito pelos restantes membros. Toda esta fase não foi tornada pública. Sousa Lamas, como o CM já noticiou, é dado como próximo do FC Porto.
APONTAMENTO
Actos ilegais do CJ
Na petição que fez ao CJ, no caso do jornalista insultado por um dirigente portista, a CD invocou os poderes das autoridades administrativas de revogar actos manifestamente ilegais, utilizando a Constituição e o Código de Procedimento Administrativo aplicados às federações e às ligas.
O Pôncio, desenterraram o Pôncio... Desde que ouvi aquele delicioso telefonema do Papa para o Deco, cada vez que aparece um destes mandarins (madaretes?) portistas a botar discurso assim, muito bem ensaiadinho, eu ponho-me a imaginar o teor do telefonema prévio. É divertidíssimo.
Felizes aqueles que são possuidores de uma TV daquelas modernas que permitem o "split screen", podendo ver em simultâneo os 2 artistas, um em cada metade do ecran...
Cá por mim, já escolhi as 2 metades do meu: Sport TV de um lado, Eurosport do outro.
"Cónego: tinha fotos em que aparecia nú" "China: Encontrados cadáveres de 21 bébés" "Violador de Telheiras: família e médico são responsáveis" "Resto de placenta em casa de banho"
(mas o melhor da notícia transcrita é o "apontamento". fascinante, como diria o FNV)
"Se non é vero, é ben trovato!" - mas não é novo, já antes tinha inspirado a personagem da Bruxa Má da Branca de Neve! Não me lembro é da bigodaça da bruxa, nem se o manto era um "tweed" ali da Rua da Madalena!
O PC (já sei que não é o Pinto da Costa) não me parece duvidar do teor dos outros títulos do Correio da Manhã. Nem põe em causa o profissionalismo do jornal nessas matérias. Então, não percebo...
o profissionalismo do jornal ficou patente naquela notícia que o Gonçalo aqui trouxe e que foi desmentida formalmente. nesta, pergunto-me pelo interesse da notícia: antes de ela aparecer, já aqui tinha sustentado, com outros, que é ridículo pretender que os jornalistas são "intervenientes no jogo". Claro, isto pode ser notícia para quem estende o estatuto à águia Vitória, mas para os outros é banal.
E registo que, na notícia anterior, o CM afiançava que o Cons. Sousa Lamas frequentava o camarote presidencial do Estádio do Dragão com um cachecol do Porto ao pescoço, sendo que hoje, depois do desmentido, é apenas dado como "próximo do FC Porto" (deve morar nas Antas). Isto sim, é propaganda, ainda que rasca.
...Pôncio rasca ou Pôncio à rasca?... (ou ambas?...)
Não ouvi a TSF mas essa é de morrer a rir!... ...Agora é que começa mesmo a cheirar a fim de regime: mas que a manobra até foi gira e estamos num país democrático, até foi.
...Por acaso quereriam o canal único dos tempos salazaristas?...
Ah! Este Pôncio saiu-nos mesmo um ovo podre ( mas que páscoa tão animada...)!
vamos por partes: 1)a notícia foi desmentida formalmente? essa é boa! de desmentidos formais está o inferno cheio! não me diga que também se impressionou com os desmentidos formais (formalíssimos! indignadíssimos!)de Vale e Azevedo? O que o Sr. Conselheiro tem que fazer, a não ser que não confie nos tribunais portugueses, é processar imediatamente o autor de tais aleivosias sob pena, se o não fizer, de passar por manipulável. b) intervenientes do jogo não são, de fato. Mas são intervenientes no evento desportivo, como os bombeiros e os polícias. A sua presença no recinto não é desejável mas pode ser necessária. Como tal... c)se o que retirou da notícia foi o cachecol do conselheiro, estamos conversados.
E há um membro do CJ que é portista fanático, mas não posso dizer quem é porque sou um indivíduo extremamente ético ( e porqu ejá há Ordem dos Psicólogos e tenho de ganhar a vidinha).
Caro Gonçalo Soares: 1) "O que o Sr. Conselheiro tem que fazer, a não ser que não confie nos tribunais portugueses, é processar imediatamente o autor de tais aleivosias sob pena, se o não fizer, de passar por manipulável". Errado. Se se publicam insinuações sobre alguém (e na notícia não havia mais, habilmente, do que insinuações) o que o visado tem que fazer é desmenti-las. Processar o autor delas, no caso, não levaria provavelmente a coisa alguma, porque os *factos* cuja veracidade se contesta não parecem atentatórios da honra (ficam só, portanto, as insinuações e "leituras" típicas do enviesamento do CM). De toda a maneira, a acção judicial é um direito, não é um dever "sob pena de...". Era o que mais faltava, que quem sofre uma insinuação ou difamação ainda tivesse o ónus de agir judicialmente, sob pena de ela ser considerada verdade. 2) Se alguém tinha que reagir judicialmente contra ofensas à honra, é o jornalista do CM, que é acusado de escrever "mentiras" (sic). 3)o Regulamento não fala em "intervenientes no evento desportivo". 4)Se a diferença entre o modo como as duas notícias caracterizam a "proximidade" do visado com o FCP se resume, em seu entender, a um cachecol, estamos, de facto, conversados.
Caro Pedro Caeiro: A definição de agente no regulamento engloba (...)todos os sujeitos que participem nas competições profissionais organizadas pela Liga ou que desenvolvam actividade, desempenhem funções ou exerçam cargos no âmbito dessas competições. Os stewards só não se encaixam aqui se trabalharem no Estádio da Luz e se envolverem em cenas de pugilato com jogadores do Porto. Em todas as outras circunstâncias e latitudes eles serão considerados como tal. Clarinho como água.
basta olhar para qualquer país civilizado. qualquer caso deste género com qualquer jogador de qualquer clube daria uma pena em meses; agressão a um funcionário do palco do jogo, que vergonha. cá deu em jogos e o senhor diz que assim é que está bem, que ele não agrediu, que as imagens não provam nada, que foi provocado, etc... não tenho dúvidas que é apenas porque o FCC está ao barulho. ad hominem, ad vacuo, ad mendacium, escolha você que eu não sou muito dado a línguas.
"é lamentável que se atribua tal decisão porventura errada à corrupção de quem decide. isso é o mesmo que afirmar que o CD da Liga decidiu assim para prejudicar o porto. se continuam assim, nunca saem daí."
"ó pá, tou farto de desconversa.tens toda a razão."
por momentos pensei que se tinha cansado da brincadeira. :)
26 de Março - Correio da Manhã "O Sporting anunciou esta sexta-feira que Carlos Carvalhal vai sair do clube no final da presente época, de acordo com o que foi comunicado à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM). A decisão já está tomada e independentemente da obtenção do quarto lugar, que dá acesso directo à Liga Europa, o actual técnico dos ‘leões’ não voltará a dirigir a equipa na época 2010-2011. O director desportivo, Costinha, estará já a estabelecer contactos para encontrar o novo treinador para a equipa de Alvalade. André Villas Boas volta a ser visado para treinar o Sporting, sucedendo assim a Carlos Carvalhal no comando técnico da equipa."
26 de Março (mais tarde) - SIC "O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, desmentiu "categoricamente" notícias sobre a saída de Carlos Carvalhal no final da época durante uma visita oficial ao presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim. "Arranjam sempre notícias sobre o Sporting, mas estamos cada vez mais determinados. Isto é lamentável em dia de jogo com o Marítimo. Desminto categoricamente", disse Bettencourt ao final da manhã de hoje. A SIC avançou esta manhã que Carlos Carvalhal iria abandonar o Sporting no final da temporada, acrescentando que a SAD do clube iria enviar um comunicado sobre este assunto à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No final da manhã foi emitido um comunicado, mas a anunciar que a reestruturação financeira da SAD do Sporting só vai acontecer a 30 de Setembro. O Sporting joga hoje às 20h15 com o Marítimo (Sportv1) no Estádio dos Barreiros. Carlos Carvalhal não conta com os habituais titulares João Moutinho e Miguel Veloso, a cumprir castigo, mas levou para a Madeira o médio russo Izmailov."
30 de Março de 2010 - Record "A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira, confirmou a saída do técnico leonino, Carlos Carvalhal, no final da presente temporada. Na nota enviada à CMVM, a SAD sportinguista indica que Carlos Carvalhal já foi informado da intenção do clube de não exercer a cláusula de opção existente no contrato assinado entre as partes em 15 de novembro do ano passado. Os leões também revelam que, a partir de agora, irão desenvolver os esforços necessários para contratar um novo treinador."
procura-se primeira pessoa que não desminta uma acusação qualquer, logo que a notícia saia, seja verdade ou mentira. procura-se pessoa que assim que é acusado pelo ministério público não diga logo que a justiça se enganou. ;)
Caro João: "e o senhor diz que assim é que está bem, que ele não agrediu, que as imagens não provam nada, que foi provocado, etc... não tenho dúvidas que é apenas porque o FCC está ao barulho. ad hominem, ad vacuo, ad mendacium, escolha você que eu não sou muito dado a línguas".
Não sei se "o senhor" se refere a mim. Se sim, eu nunca escrevi nem disse nada disso. Dei só a minha opinião sobre a interpretação de um regulamento controverso e disse que as notícias do CM não mereciam credibilidade. Posso?
é verdade, com o avançar da hora colei-o demasiado ao estereótipo. uma coisa é certa, de facto não o disse (na totalidade), mas o 'senhordasúltimaslinhasdacaixadecomentárioscomcomentárioscurtosecáusticos' não só já tomou posições semelhantes como não se pronuncia sobre tudo. as minhas desculpas.
há alguma coisa aqui que me faz confusão. o sr. Ricardo Costa foi à Sic Notícias, explicar ao pormenor o que andou a fazer. diz que tudo está acessível, documentado, dá uma série de razões para a decisão do CJ da Federação ser errada e abrir um precedente grave(que para mim, independentemente da clubite, fazem todo o sentido) como o director dos ARD ser considerado interveniente e os subordinados dele não o serem?, não se poder usar analogias para tomar decisões (algo deste género, não estou dentro 'dessa' área), diz que respeitou todos os prazos, seguiu a lei á risca, sem fazer guerrilha, limitando-se a fazer o trabalho dele, organizado (a condução do processo foi bastante elogiada por um comentador que prezo (António Tadeia)) e o homem é atacado de todos os lados (com uma alta percentagem de info-excluídos), até por ser filho de quem é, por ter sido não sei quê quando era estudante (Lábios Quentes?), por estar a mando do Benfica, porque castigou um agressor, por não sei quê...ridículo, e triste.
em relação ao Correio da Manhã e à qualidade das notícias a minha questão é muito simples, é um problema que afecta o país e não um jornal em específico; duas 'verdades' diferentes sobre o mesmo tema circulam à vontade sem que nada se esclareça. dou de barato os títulos das manchetes sobre o rapazinho ex-acólito que mata a família toda com uma moto-serra. acho piada ao facto de não se acreditar na notícia do CM mas acreditar-se no desmentido da Federação. Federação esta que ainda recentemente teve uma trapalhada jurídica gigante parecida com a da notícia e com pessoas, de facto, ligadas ao FCC. Federação esta que se fosse por ela nunca se saberia que o Seleccionador andou à batata no aeroporto...não vou dizer que acredito num ou deixo de acreditar noutro. acho que a única solução do meio de tanto boato, contra-informação e propaganda é respigar.
quer um exemplo:
"Pinto da Costa diz que Hermínio Loureiro demitiu-se porque Ricardo Costa não se demitia."
"Ricardo Costa diz que Hermínio pediu-lhe que não se demitisse."
um deles os três está a mentir. se o Hermínio fosse aqui que não é, as coisas já tinham sido resolvidas, mas não, estamos à deriva neste pântano, cada um na sua trincheira.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.