Ainda não percebi uma coisa: por que motivo era tão estranho nenhuma mulher ter ganho até hoje o boneco de Hollywood para melhor realizador? Tem havido centenas de bons filmes realizados por mulheres? Em que planeta?
FNV, eu acho que estás enganado: ninguém expressou estranheza por nenhuma mulher ter ganho até hoje o boneco… é já sobejamente sabido por todos que, tal como em quase todos os sectores de actividade (menos na gestação e amamentação), quem comanda a maquineta, incluindo a câmara de filmar, têm sido homens. Brancos, nos Estados Unidos. Isto não é um juízo de valor, é um facto, claro. Um facto é que também poucos negros têm ganho esse boneco (quantos?). Também não tem havido centenas de bons filmes realizados por negros, e também ninguém acha isto estranho, e os negros muito menos.
Tem havido centenas de filmes realizados por mulheres? Não. Sendo as mulheres mais ou menos metade da humanidade, isso é que é estranho. Uma mulher ganhar um óscar é, simplesmente, o reflexo positivo de haver mais mulheres a realizar filmes (e, portanto, por mera questão estatística, mais filmes bons e mais filmes premiáveis).
Essa da Maria de Medeiros é de facto imperdoável - pior que isso só a Leonor Pinhão não ter sido sequer nomeada pelo estupendo argumento que escreveu para aquele filme com o Nico Breyner. A densidade de palavrões não era só figurativa, era modulada por uma lógica íntrinseca que nem depois de ler (três vezes!) o "Escher, Gödel e Bach" se consegue intuír as auto-referências e regras formais que a consubstanciam!
A comparação com os negros nãoé legítima já que eles representam cerca de 12 % da população norte-americana. Também me parece que o regozijo tem mais a ver com a revelação, feita pelo prémio, de que há mais mulheres a realizarem bons filmes. O que significa também a liberdade e a possibilidade efectiva de fazer outras coisas na vida.É só isso- pelo menos deste lado do mundo.
Hm, no caso não se aplica nenhuma fórmula matemática. Eu acho que o sistema não era assim tão escrupuloso nos cálculos da representatividade. Era racismo, mesmo. Durante muitos anos, nem sequer assistentes de câmara negros havia, quanto mais realizadores. Lá se vai a regra de três simples.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.