Diz um jornal que a violência passou dos recreios para as salas de aulas. É justo. O recreio é um lugar. Não é organizado por pedagogos, não está sujeito a devaneios partidários, não é estudado por funcionários da teoria. A sala de aula é um não-lugar. É construído à pressa com materiais corruptos. Está-se de passagem, contrariado e aborrecido. Como num viaduto do Marc Augé.
Uma bomba de gasolina também é um não-lugar, onde se está de passagem, contrariado e aborrecido (até porque se gasta mais dinheiro do que na escola)... "É justo", portanto, que a violência (vidros partidos, roubo, agressão) aconteça nesses lugares... Quem diz bombas de gasolina diz consultórios de dentista e repartições de finanças! Tiro-lhe o chapéu (que não uso) pela pertinência do seu post! Sem dúvida que era mesmo aquilo que precisava de ser dito! Que bem visto!
Óptimo. E é bom lembrar que vocês , professores, são bem responsáveis pela situação actual. Alguma vez fizeram uma manif de 100.000 pessoas contra a degradação da disciplina e a loucura das pedagogias não-directivas? Népias. Só por causas vossas: dinheiro e carreira. Não lhe tiro o chapéu.
...é bem verdade que muita gente só se mexeu por dinheiro e carreiras.
Mas 100.000 pessoas nas ruas por DUAS vezes foram muito, muito ALÉM dessas motivações imundas (para mim, pelo menos):
a degradação da imagem e do conteúdo da escola pública tem décadas com responsáveis muito bem identificados: todos -ou quase todos- os ministros, directores-gerais e demais pandilha dirigente e toda a pandilha apparatnick das camadas intermédias que FOGE/FUGIU e FUGIRÁ a sete pés da realidade das salas de aula.
É claro que "os professores", essa entidade tão heterogénea, também não soube DISCUTIR/OPOR-SE/INVERTER/DESMASCARAR as sucessivas e ininterruptas mudanças, geradoradoras da MAIOR instabilidade de que há memória.
António Barreto disse -e bem!- que a situação criada na Educação (com Sócrates1- MLR--O CLÍMAX do ABSURDO) era o equivalente a um desastre ecológico que levaria décadas a reparar.
Pessoalmente, não tenho problemas de disciplina nas aulas, os alunos estão motivados, eu gosto deles e eu há muito tempo, muito tempo mesmo que mandei às urtigas as directivas que vêm de nababos inúteis.
...por isso é que faço parte dos 5% que são "regulares" ou "insuficientes", é um facto...
...Mas estou bem com a minha consciência e, enquanto o "big brother" não vier condenar-me ao fogo eterno, tento que os meus discentes fiquem com uma imagem positiva de um Espaço/Tempo que também foi deles durante quatro anos...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.