É altura de elogiar o Fóculporto. E porquê? Porque estamos quase a ser campeões e o mais difícil ainda não começou. Ser campeão num ano em que o principal adversário está empanturrado ,e o Spórtingue despede o treinador/formador no início da prova, é muito agradável, até porque será à custa de bom futebol, mas não é um feito homérico. A próxima temporada será decisiva para sabermos se o Benfica mudou. Aí temos de pôr os olhos na cultura vencedora do FCP. Em ambos os tetra, mesmo com mudança de treinador, o FCP soube manter a cultura da organização : Oliveira/ Santos e Adriaanse/ Jesualdo. Isto é saber sobrepor a cultura da organização ao clima organizacional. Vários passos, um exemplo. Como Vieira não é Pinto da Costa ( que quando um jogador se lesionava gravemente ia ao hospital renovar-lhe o contrato) , nem os respectivos thiasos são comparáveis, Rui Costa terá de se preocupar menos com os túneis e mais com a organização. Com ou sem Jorge Jesus, o Benfica tem de estabilizar rigor e espírito de cavalaria. Episódios como o de Ramires, que quando chegou anunciou que estava apenas de passagem ( embora depois tenha sido obrigado a feroz autocrítica maoísta) , não se podem repetir.
ui... aqui está um post que resume a cultura do benfas: o «quase a ser campeões» é, de facto, como já o ser. o importante é poder falar, dizê-lo em voz alta. armar ao pingarelho. para quê o resto das jornadas? mandem vir as camisolas.
depois, «dulcis in fundo», «pôr os olhos na cultura vencedora do fcp». hã? como disse? então, agora, palermo, o padrinho e seus apaniguados são modelos a seguir?
filipe, se tudo isto é alucinação por estar em jejum garanto-lhe desde já que a minha mãe [está aí em coimbra] lhe pode levar uma chanfana das boas: carne de cabra velha cozinhada com vinho carrascão e acompanhada de batatinha cozida. em caçoila de barro preto e tudo.
;-)
não me faça perder o respeito que tenho por si ;-))))
Chiraros, para si FNV, é feijão-frade? Na zona de Chaves commem-se chicharos com couve (caldo verde) a acompanhar belas fatias de presunto. De Chaves, é claro.
E já agora não foi um destes senhores do futebol que falou num licor de tangerina home-made? Continuo à espera da receita.
Oh Maloud, se calhar fui eu !! O último fi-lo assim: tire a casca a uma dúzia de tangerinas,tentando não apanhar a parte branca.Num frasco largo de vidro,deixe-as em infusão por oito dias,num litro de alcoól de cereais(um bom vodka serve).Ponha também uma casquita ou duas de laranja e uma ou duas de limão.Ao fim dos oito dias,faça uma calda com 1 kg. de açucar e um litro de água e leve ao lume a ferver dez minutos.Espere que arrefeça um pouco e junte à infusão do frasco.Deixe arrefecer de vez,engarrafe e espere um par de meses. Que lo aproveche !!
..primo: o campeão será o BENFICA ou BRAGA (esperemos que seja o Glorioso mas nada está ganho; próximo do dia 9 de Maio saberemos)
-adenda a primo: Que gozo não ver tripas e lagartos por perto,verdade indesmentível...-;
...secondo: não gosto mesmo nada da "cultura" baseada no terrorismo tribal, na arruaça verbal permanente, no mau-perder e no não-saber ganhar endógeno e, last but not least, na organização SICILIANA que tão bem tem denunciado.
...tercio: saber escolher bons treinadores, bons jogadores, blindar o balneário, apostar firmemente no desportivismo, e recusar totalmente a manipulação extra-desportiva.
-adenda a tercio: Lá vão saltar os latidos dos caezinhos dos túneis que são incapazes, quais cegos ignaros, de reconhecer a qualidade praticada dentro das quatro linhas!...-
Domingo, lá estaremos na Luz contra o Paços de Ferreira. Que seja um bom jogo e que ganhe também...o Olhanense!
Maloud: aqui ao pé de Coimbra, região de Ansião e coisa e tal, o chícharo ( que já tem festival) é uma mistur ade grão com tremoço e lentilha. Mais coisa menos coisa...
...empatam nos últimos segundos, ficam provavelmente a 11 pontos do líder, não vão à LC e... ...e o mau perder, semana após semana, mês após mês, ano após ano... ...é, TAMBÉM, essa "cultura" que este ano vai perder. É a vida. Onze (potenciais) pontinhos...
deixem comentar o LUIS, bolas!!! tantos anos caladito e de monco caído... agora é que é! gosto particularmente das dissertações sobre o "não-saber ganhar" dos outros. diz-nos mais!
PC: Tem razão. Penitencio-me pelo excesso. Termino com o essencial: excelente equipa, excelente treinador e possível Título ganho limpamente, sem frutas, nem viagens ao Brasil, nem idas de árbitros a casa,nem mafiosice extra-quatro linhas. Desculpe-me, PC, por favor.
"o essencial: sem frutas, nem viagens ao Brasil, nem idas de árbitros a casa,nem mafiosice extra-quatro linhas."
então ó Luís, destroem-se assim as ilusões às pessoas? já agora diga-lhes que o Calabote é uma invenção esfarrapada, se quer ver as taxas de suicídio a subir a pique. cautela!
o vosso (principal) problema é a *farronca*. está-vos na massa do sangue, não podem fazer nada. é por causa da farronca que, quando não ganham, alguns dos vossos "deixam de gostar de futebol" (eu já vi, bem perto de mim), e tal. outra consequência da farronca é essa exibição alarve das gengivas quando outro clube (no caso, os tetracampeões) deixam de ganhar. aquilo que é uma circunstância normal do futebol transcende a vossa compreensão - porque a farronca vos obriga a ganhar sempre. e outra coisa: tenham a dignidade de dizer apenas a verdade: se forem campeões, foram a equipa que praticou melhor futebol. mas não nos forniquem o juízo com essa conversa de campeonato limpo.
PC, PC...eu que pensei que esse comentário era uma mensagem para o balneário do clube corrupto e que *farronca* era um nome carinhoso para o Tomás Costa...ora bolas.
O austero e rigoroso PC agora resolveu inventar que deixo de ver futebol se o SLB não ganha. Se isto fosse verdade, muito pouco futebol teria eu visto nos últimos 16 anos. Terá a resposta adequada em tribunal, que é onde os caluniadores são castigados.O meu abogado é o de Pinto da Costa.
Quanto ao resto, amigos vermelhos ( neste plano...)em breve teorizarei de modo definitivo sobre a diferença entre uma vitória planetária e uma vitória regional, essa sim, de gengivas arreganhadas.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.